Geral

Três bezerras nascem em única cria em propriedade de Amambai

Nascimento de bezerros trigêmeos surpreende produtores da Fazenda Peixoto. A propriedade que está localizada na região de Amambai e que tem como atividade principal a pecuária nunca tinha presenciado um fato tão inusitado, o nascimento dos trigêmeos. A saúde dos três que é ótima, assim como o afeto da vaca pelos animais, que normalmente quando […]

Arquivo Publicado em 11/12/2012, às 17h30

None
1862443070.jpg

Nascimento de bezerros trigêmeos surpreende produtores da Fazenda Peixoto. A propriedade que está localizada na região de Amambai e que tem como atividade principal a pecuária nunca tinha presenciado um fato tão inusitado, o nascimento dos trigêmeos. A saúde dos três que é ótima, assim como o afeto da vaca pelos animais, que normalmente quando pare mais de um bezerro, deixa um de lado para cuidar do outro.



De acordo com o médico veterinário Cleir Vieira Martins, o nascimento de trigêmeos é considerado um caso muito raro. O fato se deu a través da a (IATF), Inseminação Artificial em Tempo Fixo, feito na vaca da raça Nelore, com o sêmen de um touro americano chamado Eg Frontier, da raça Aberdeen Anguns, da Alta Genetics do Brasil, empresa representada na região por Cleir, que inseminou o animal.



“A vaca da raça Nelore foi inseminada através da técnica IATF, e deu o acaso da vaca ter três ovulações ao mesmo tempo. Depois de inseminada gerou os três embriões ao mesmo tempo para nossa surpresa”, Cleir Vieira Martins Junior, médico veterinário.



Segundo o veterinário a situação seria ainda mais rara se os animais fossem todos do sexo feminino, como são dois machos e uma fêmea, o que pode vir a ocorrer é a fêmea nascer estérea, devido aos hormônios dos machos interferirem no sistema reprodutivo dela.



Mesmo o fato sendo inédito, a fazenda tem um histórico atípico em relação ao nascimento de mais de um bezerro por parto. Em 2011, em menos de 10 dias de diferença, três vacas, também da raça Nelore deram a luz a gêmeos, de acordo com Ailton Lopes Saldone, administrador da Fazenda.



“Sem dúvida é muito comum de acontecer da vaca parir mais de um animal, mas aqui já ta se tornando rotina. E esse ano a gente teve a chance de presenciar o nascimento de trigêmios, o que é mais raro ainda”. comenta Ailton.


Jornal Midiamax