Trem bate em caminhão em passagem de nível no Rio

Um trem do ramal de Belford Roxo, que ia para a Central do Brasil, bateu em um caminhão em uma passagem de nível entre as estações da Pavuna e São João de Meriti, por volta das 6h40 desta quarta-feira. A SuperVia informou que a passagem está devidamente sinalizada e que o caminhão é que invadiu […]

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Um trem do ramal de Belford Roxo, que ia para a Central do Brasil, bateu em um caminhão em uma passagem de nível entre as estações da Pavuna e São João de Meriti, por volta das 6h40 desta quarta-feira. A SuperVia informou que a passagem está devidamente sinalizada e que o caminhão é que invadiu o local.

Os bombeiros foram chamados e informaram que, pelo menos, 11 passageiros tiveram mal súbito por conta do nervosismo e foram atendidos no local. Não houve feridos em estado grave.

A Agetransp abriu boletim de ocorrência e enviou técnicos para apurar o acidente.

A circulação do ramal de Belford Roxo chegou a ser feita apenas até a Pavuna, em ambos os sentidos. As estações de Vila Rosali, Agostinho Porto e Coelho da Rocha, além da Estação de Belford Roxo, ficaram fechadas e só foram liberadas por volta das 9h. As outras 14 estações do ramal estavam funcionando. A concessionária divulgou nota sobre o acidente.

Confira:

“A SuperVia informa que, às 6h40 de hoje (03/10), um caminhão acessou indevidamente a passagem de nível oficial (regularizada e sinalizada), próxima à estação Pavuna/São João de Meriti (ramal Belford Roxo), e se envolveu em um abalroamento com o trem que seguia para a Central do Brasil. Imediatamente a concessionária acionou o Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer). Até o momento, não há informações sobre feridos. Os passageiros foram orientados por agentes de controle a desembarcar na via e seguir para a plataforma da estação.

Devido a esta ocorrência, a circulação do ramal Belford Roxo ocorre apenas entre as estações Central do Brasil e Pavuna/São João de Meriti (nos dois sentidos).

A SuperVia informa que mantém todas as passagens de nível oficiais devidamente sinalizadas com comunicação luminosa e sonora em perfeito funcionamento, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também adota como norma a velocidade reduzida para 30 km/h para tráfego de trens nesses locais. É importante ressaltar que o motorista que desrespeita a sinalização da linha férrea comete infração gravíssima, segundo o Artigo 212 da Lei 9503/97, com multa prevista de 180 UFIRs. O Inciso XII, do Artigo 29, prevê que “os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação”.

O acidente desta quarta-feira é mais um numa sequência quase que diária de problemas que os usuários da SuperVia enfrentam. Além dos registros de atrasos e defeitos que prejudicam a locomoção dos passageiros, na semana passada (dia 25), uma composição descarrilou e bateu numa pilastra da estação de Madureira, deixando 16 feridos. Um dos passageiros chegou a perder um dedo da mão. A pilastra ficou comprometida e a estação foi interditada.

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