Em todo o Mato Grosso do Sul, as eleições municipais 2012 começaram às 08 horas deste domingo, 07 de outubro. E os eleitores têm até às 17 horas para escolher seu candidato a prefeito e vereador. Mas em Corumbá, muita gente optou por ir logo cedo às urnas. A dona de casa Rônia Vilhalva, de 49 anos, por exemplo, chegou em sua seção eleitoral às 06h50. “Não tinha ninguém, só eu”, contou.

Moradora do bairro Guatós, ela votou na escola Cyríaco Félix de Toledo, no Centro da cidade. “Eu sempre voto cedo. Exerço meu direito à cidadania e vou embora logo para casa. Tenho muita coisa para fazer lá”, justificou. Essa também foi a justificativa de Louri Magalhães, 63 anos, uma das primeiras a votar na 24ª seção eleitoral. “Tenho minha casa para cuidar, o que ocupa muito de meu tempo. Então venho logo cedo cumprir com minha obrigação”, explicou.

No Cyríaco, as filas antes das 08 horas eram relativamente grandes. A maioria era de pessoas idosas, como Valter Saldanha Alves, de 90 anos. “Faço questão de votar. É o dever de todo brasileiro”, disse o aposentado, garantindo que nunca abriu mão de escolher as pessoas que vão administrar sua cidade, estado ou País. “Já votei no Rio de Janeiro, em Brasília, Goiânia e agora estou aqui em Corumbá. Faço isso com muito orgulho”, completou.

O clima na escola Cyríaco de Toledo, que abriga sete seções eleitorais, era de muita tranquilidade neste início de manhã. Nenhum santinho ou propaganda política amanheceu esparramado pelo chão, como ainda é de costume em alguns locais. Apesar da calmaria, dois policiais militares estavam na frente do colégio acompanhando a movimentação.

Na sede do Corumbaense Futebol Clube, também no Centro de Corumbá, a procura dos eleitores também foi considerável neste início de manhã. “Vim cedo, não enfrentei muita fila e escolhi meus candidatos. Agora tenho o resto do dia livre. Vou ficar tranquilo no domingo, só esperando o resultado”, afirmou Jorci Bruno, 45 anos.

Elizabeth Ferreira, de 43 anos, atualmente mora em Ladário, mas ainda vota no clube esportivo. “Quando mudei do Rio de Janeiro transferi meu título para cá. Tem dois anos que moro em Ladário, mas preferi continuar votando aqui”, disse. “Vim cedo porque minhas filhas também ainda precisam ir votar. Então estamos agilizando isso para ficar com o resto do dia livre”, completou.