A morte nesta sexta-feira de pelo menos 27 pessoas, 18 delas crianças, em uma escola primária da cidade de Newtown, a cerca de 130 quilômetros de , é um dos maiores massacres ocorridos nos Estados Unidos nos últimos anos.

É preciso voltar até 2007 para encontrar um caso semelhante em número de mortos. Em 16 de abril daquele ano, 33 pessoas morreram na Politécnica da Virgínia, entre elas o autor dos disparos.

Anteriormente, em agosto de 1996, um homem disparou indiscriminadamente na Universidade de Austin (Texas) e causou a morte de 16 pessoas.

Esta é a relação dos massacres nos EUA neste ano:

– 2 abril.- Sete pessoas morreram e três ficaram feridas em um tiroteio na universidade particular de Oikos, em Oakland (Califórnia). Um ex-aluno da instituição, One Goh, de origem coreana, foi preso como autor dos disparos. Ele contou que estava chateado pois uma funcionária e vários estudantes zombavam dele e não o “tratavam com respeito”.

– 9 junho.- Um tiroteio registrado no complexo residencial universitário Heights Drive 202, onde se alojam atletas da instituição, em Auburn, Alabama (Estados Unidos), deixou três mortos e dois feridos.

– 20 julho.- Um jovem entrou em uma sala de cinema que exibia o filme “Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge”, na cidade de Aurora, no Colorado, e matou 12 pessoas.

– 13 agosto.- Um ataque ocorrido próximo da Universidade Texas A&M, em College Station (EUA), deixa três pessoas mortas: um policial, um civil e o agressor.

– 28 setembro.- Cinco pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas devido aos disparos de um homem, que depois se suicidou, nas proximidades de uma empresa de Mineápolis (Minnesota).

– 21 outubro.- Três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um tiroteio em um spa e próximo de um centro comercial nos arredores de Milwaukee, em Wisconsin. O suposto autor apareceu morto horas depois.

– 6 novembro.- Três pessoas perdem a vida e uma fica ferida em um tiroteio em uma fábrica de processamento de alimentos em Fresno, na Califórnia.

– 11 dezembro.- Três pessoas morrem, entre elas o autor dos disparos, em um centro comercial nos arredores de Portland (Oregon).