Terremoto de magnitude 7,6 atinge o sul do México

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (20 – às 15h02 pelo horário de Brasília). De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 17,5 km de profundidade e a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (20 – às 15h02 pelo horário de Brasília).

De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 17,5 km de profundidade e a 190 km a leste da cidade de Acapulco, na costa mexicana do Oceano Pacífico.

Segundo a AFP, o terremoto teria durado 5 minutos e teria sido sentido na Cidade do México, forçando milhares de pessoas a evacuar edifícios e moradias e interrompendo temporariamente os serviços de telefonia.

Imagens de redes de televisão locais transmitidas cerca de uma hora depois mostram uma capital mexicana com poucas pessoas nas ruas, mas calma e sem grandes danos aparentes, à parte alguns tijolos derrubados de um prédio.

Por parte das fontes oficiais de segurança do México, não há confirmação sobre as eventuais consequências do tremor, mas o presidente Felipe Calderón adiantou não haver, por ora, danos sérios causados pelo fenômeno.

 “Até o momento, não há registro de danos graves”, afirmou, através sua conta no Twitter. Na localidade de Zihuatanejo, no Estado de Guerrero, a cerca de 230 km de Acapulco terremoto não teve grandes impactos.

Jacobo Pastora, recepcionista do Hotel Amuleto, na praia de La Ropa, afirmou ao Terra que o tremor foi mínimo e que as pessoas não saíram às ruas como em outras regiões. “Aqui está tudo bem, eu estava trabalhando dentro do hotel quando soube do terremoto, mas não senti nada”, disse.

Inicialmente, a estimativa do USGS era de um tremor de 7,9 graus. O Serviço Sismológico Nacional mexicano, por sua vez, havia estimado entre 6,5 e 6,6 graus a magnitude do tremor, corrigindo o número posteriormente para 7,8 – magnitude não compartilhada pelo serviço de medição dos Estados Unidos.

Conteúdos relacionados