Com a proximidade das férias e recesso do , muitas pessoas viajam ou procuram diversas opções de lazer neste período. Infelizmente todos os anos, há dezenas de registros de acidentes, muitos com vítimas fatais, à beira das piscinas – nas residências ou áreas sociais, rios, lagoas e mares. No intuito de contribuir com a redução desses acidentes, o Sest Senat investe na formação profissional de novos Guarda Vidas em Piscina. Neste período também, aumenta a procura por profissionais aptos e qualificados para exercer esta profissão.

O treinamento realizado por profissionais especialistas em salvamento, visa capacitar os interessados em Salvamento Aquático e Primeiros Socorros em Afogamentos em piscinas. O curso será ministrado de 20/out a 03 de novembro, com uma carga horária de 30 horas/aulas, no período de 7h30 as 17h20, na Unidade do Sest Senat em Campo Grande/MS. Vale ressaltar que as inscrições devem ser efetuadas até o dia 19 de outubro (sexta-feira).

Também conhecidos como guarda vidas, no curso os participantes vão aprender na teoria e na prática a salvar vítimas de afogamento em piscinas. Os módulos abordarão os seguintes temas: Conceitos; Serviço de guarda vida; Prevenção de afogamentos; Sinalização; Observação dos banhistas; Emprego de equipamentos adequados; Conhecimentos técnicos básicos; Sistema respiratório; Tipos de acidentes na água; Equipamentos de busca e salvamento; Operações em salvamento aquático; Procedimento com vítimas em afogamento e Localização de vítima afogada.

Para o instrutor responsável pelo curso, Sargento Nilson Gonçalves, o profissional desta área é bastante reconhecido no mercado de trabalho, porém precisa de uma formação especifica em atividades de salvamento. “O guarda-vidas precisa ter competências profissionais, que só são desenvolvidas num treinamento apropriado. Além disso, o candidato precisa ter características essenciais para executar a profissão, como resistência física, aptidão para o nado, disciplina, velocidade, instinto protetor e capacidade de trabalho em equipe”, explicou.

Os interessados em participar do curso de Guarda vidas em piscina, precisam ser maiores de 18 anos e possuir aptidão para nado (saber nadar). As inscrições serão feitas diretamente na Unidade do Sest Senat, localizada a Rua Raul Pires Barbosa, 1784 – Chácara Cachoeira II. Outras informações pelo telefone (67) 3348-8700.