Uma reunião para discutir o retorno da campanha “Pedestre, eu cuido” foi realizada na manhã de hoje (24), no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande.

Participaram do encontro responsáveis do Detran, da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito). Na ocasião, foi discutido sobre a terceira etapa da campanha que deve abordar alunos na volta às aulas. Os estudantes deverão ser orientados sobre suas preferências na faixa de pedestres.

A etapa volta às aulas começou no final do ano passado, onde orientações foram feitas em 200 escolas da Capital. Este ano, inicialmente, 55 vão começar o trabalho sistematizado. “O que aprenderam na teoria vai ser praticada com contato direto entre eles e os motoristas”, explica Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação da Agetran.

A primeira etapa foi de orientação aos motoristas. Já a segunda, os pedestres foram guiados nas faixas implantadas em vias ampliadas.

Para Ivanise o fator mais preocupante com relação ao desrespeito aos pedestres são os infratores. Pessoas que não dão a preferência a quem precisa atravessar na faixa. “As pessoas querem competir no trânsito e essa atitude pode causar mortes”, relata.

A campanha começou no dia 10 de novembro.