Telhado desaba e moradores do Universitário ficam sem atendimento de saúde

Os moradores do bairro Universitário que precisaram de atendimento na Unidade Básica de Saúde Luiz Fragelli neste início de semana, ficaram sem os serviços que o posto oferece. O telhado da sala de espera da unidade desabou na última sexta-feira, 11 de maio, devido a uma ventania que ocorreu na região. “A unidade de saúde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Os moradores do bairro Universitário que precisaram de atendimento na Unidade Básica de Saúde Luiz Fragelli neste início de semana, ficaram sem os serviços que o posto oferece. O telhado da sala de espera da unidade desabou na última sexta-feira, 11 de maio, devido a uma ventania que ocorreu na região.
“A unidade de saúde no nosso bairro funciona em um prédio antigo e sabemos que são necessárias muitas reformas. O que ocorreu é que na sexta-feira, 11 de maio, após a ventania, algumas telhas que não estavam em boas condições acabaram se afastando e comprometeram o telhado. Essas telhas desabaram e arrancaram parte do forro do teto”, relatou a presidente da associação de moradores, Reginalda Mendes Vera.
A presidente  contou que representantes da Saúde orientaram que a Unidade deve ser interditada para evitar que outros possíveis desabamentos provoquem acidentes. “A população do bairro Universitário foi orientada a procurar o Pronto-Socorro em casos de urgência, pois enquanto a situação não for resolvida e o telhado não for consertado, não haverá atendimento”, reforçou.
Os moradores estão preocupados, pois a demanda de casos de dengue na região é alta e muitos que necessitam de atendimento, terão que procurar o Pronto-Socorro nos próximos dias. “Nosso bairro e os arredores são locais que apresentaram altos índices da doença. É uma situação que nos preocupa, pois ficamos sem o acompanhamento desses profissionais, nossa localidade não pode ficar sem essa Unidade de Saúde”, reforçou Reginalda.
Medida paliativa
A Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura de Corumbá informou que a Secretaria de Saúde anunciou que uma medida paliativa para resolver o problema já foi tomada. A Unidade Básica irá passar por reforma emergencial e a população terá mesmo de procurar o Pronto-Socorro para atendimento por enquanto.
Em um levantamento feito pela Prefeitura, foi verificado que nove telhas foram comprometidas e precisam ser repostas, além de o forro interno do imóvel ter de ser refeito. Como o prédio é antigo, as telhas usadas para a construção também são antigas e não há estabelecimento comercial na cidade que disponibilize o modelo. A Secretaria de Saúde informou que a encomenda das telhas já foi realizada, porém deve demorar cerca de 30 dias para chegar à cidade.
A Secretaria reforçou também que a Unidade de Saúde Luiz Fragelli, deverá mudar de local, pois há um planejamento futuro para que o prédio atual passe por uma grande reforma para abrigar o Centro de Especialidade Odontológica (CEO). O município está apenas aguardando o repasse da verba do Governo Federal para dar início às obras, segundo a Assessoria de Comunicação Institucional.

Conteúdos relacionados