‘Superparque’ reúne 13 municípios de Mato Grosso do Sul com atrações paleontológicas
O Geopark Bodoquena – Pantanal tem mais de 39,5 mil Km² e quase 50 sítios com atrações geológicas e paleontológicas em Mato Grosso do Sul.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Geopark Bodoquena – Pantanal tem mais de 39,5 mil Km² e quase 50 sítios com atrações geológicas e paleontológicas em Mato Grosso do Sul.
Criado oficialmente em 2009, o parque formado pela Serra da Bodoquena e parte do Pantanal sul-mato-grossense ganhou destaque neste mês com ações de divulgação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O ‘Geopark Bodoquena – Pantanal’ tem 39.700 quilômetros quadrados e abrange 13 municípios de MS.
Na próxima quinta-feira (25), o parque será apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp com um seminário dos mestres membros do conselho gestor do geopark. O conselho é responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal. Participam a Profª Ma. Neusa Narico Arashiro (FCMS) e Prof. Me. Geancarlo de Lima Merighi (Fundtur).
Geopark em MS
Segundo a Fundação de Cultura, um geopark é uma área delimitada que reúne características geológicas e paleontológicas especiais. O parque sul-mato-grossense tenta obter chancela Unesco para se tornar membro da Global Geoparks Network.
A área que forma o geopark de MS tem excepcionalidades ligadas ao desenvolvimento da cultura, da economia, ciência e do turismo regional. No total são 47 geossítios. Neste ano, o Projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger” escolheu o parque como tema. A ação é realizada pela Fundação de Cultura em cinco municípios: Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.
Segundo a coordenadora, pedagoga Maria Christina Félix, o Geopark Bodoquena-Pantanal foi o tema escolhido para ser apresentado e debatido em 2012 pela importância que tem. Nos anos anteriores os temas foram o Trem do Pantanal, a culinária regional e os artistas locais.
O projeto “Educar para Proteger” também propaga a preservação do patrimônio cultural da rota do Trem e da região do Pantanal, desenvolvendo ações educativas e culturais em 28 escolas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.