Supermercados puxam vendas do varejo no país, em MS empresários percebem queda

Apesar de MS ser o 14º colocado no ranking Abras, os empresários do setor disseram ter percebido queda no setor

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Apesar de MS ser o 14º colocado no ranking Abras, os empresários do setor disseram ter percebido queda no setor

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 2,6% em janeiro se comparadas a dezembro. Das dez atividades pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sete tiveram alta, destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,6%). A pesquisa ainda apontou que este é o quarto mês seguido que o setor cresce no país, sendo responsável pelo maior impacto na formação da taxa (50%).

Apesar de Mato Grosso do Sul ser o 14º colocado no ranking Abras (Associação Brasileira de Supermercados), os empresários do setor disseram ter percebido queda no setor. Segundo Adeílton Feliciano do Prado, vice-presidente da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) nos primeiros meses do ano as vendas baixaram.

Entretanto, ele explicou que as vendas baixaram entre algumas empresas, já que novos estabelecimentos foram abertos na cidade e devem ter puxados vendas para si. “No meu negócio percebi baixa, outros empresários também. Acreditamos que isso se deva a abertura de novos estabelecimentos que devem ter trazido esse consumidor para seus negócios”.

Já em termos de volume de vendas, o varejo nacional obteve acréscimos da ordem de 7,3% sobre janeiro do ano anterior e de 6,6% no acumulado dos últimos 12 meses. A receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 12,1% e de 11,4%, respectivamente.

Dos 27 estados brasileiros, 25 apresentaram resultados positivos no volume de vendas, quando comparados a janeiro de 2012 com o mesmo mês do ano anterior. As variações negativas ficaram com Amazonas (-0,2%) e Rio Grande do Norte (-1,2%).

Quanto às variações positivas, os destaques foram para Roraima (24,5%); Tocantins (22,8%); Mato Grosso do Sul (18,5%); Paraná (17,1%) e Amapá (15,3%).

Segundo o instituto, “isso ocorreu em virtude do aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento real habitual dos ocupados, bem como da estabilidade do emprego, além do provável aumento da demanda, provocado pelo comportamento dos preços dos alimentos, abaixo da média, nos últimos 12 meses”.

Ranking Abras

Conforme as declarantes do Ranking Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em 2010, os supermercados faturaram juntos R$ 54,4 bilhões, o equivalente a 36,2% do total declarado.

Mato Grosso do Sul se beneficiou com a entrada da empresa SDB Comércio de Alimentos, dona da Rede Comper. Embora a sede seja em São Paulo, as lojas estão concentradas nos Estados do Centro-Oeste. Com isso, o MS galgou três postos, é o 14º colocado no ranking.

Conteúdos relacionados