Como se já bastasse a derrota por 2 a 1 na estreia pela Eurocopa, sofrida na última segunda-feira, de virada, para a anfitriã Ucrânia, a seleção da Suécia deu mais um motivo nesta quarta para ser criticada pela imprensa local, conforme noticiou o jornal britânico Daily Mirror. Em treino realizado nos arredores de Kiev, os jogadores suecos fizeram uma brincadeira no mínimo polêmica, ao usar o bumbum do goleiro reserva Johan Wiland como alvo para treinar finalizações.

Pior do que a repercussão negativa do fato foram as acusações de bullying por parte de dois jornais da Suécia, que consideraram como humilhante a brincadeira feita com o jogador, que atua pelo Copenhague, da Dinamarca. Já os companheiros de Wiland, por sua vez, negaram veemente a hipótese, argumentando que estavam apenas se divertindo no início da atividade.

“É ridículo dizer que foi bullying. Foi apenas um pouco de divertimento, nada a mais que isso”, afirmou o meia Pontus Wernbloom ao jornal britânico.

A brincadeira foi feita como punição pelo goleiro ter deixado a bola cair durante outra atividade descontraída, em que os jogadores passavam a bola uns para os outros sem deixá-la tocar o chão. Wiland, porém, sem tanta habilidade com os pés – algo comum para arqueiros -, foi o primeiro a errar. Na brincadeira feita como punição, porém, ninguém conseguiu acertar o bumbum de Wiland, que inclusive baixou o calção para facilitar a vida dos companheiros e chegou a agachar no gramado.

A Suécia, do artilheiro Ibrahimovic, volta a campo pela Eurocopa na próxima sexta-feira, às 15h45 (de Brasília), em Kiev, para encarar a Inglaterra pelo Grupo D. A seleção sueca precisa pontuar para tentar evitar uma eliminação precoce na primeira fase. A chave ainda conta com a França, que empatou por 1 a 1 com os ingleses na estreia.

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.