Mecânica de automóveis e operação de máquinas agrícolas serão áreas prioritárias

Com o objetivo de capacitar mulheres para suprir a demanda de postos de trabalho nas áreas da indústria automobilística e agricultura, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), instituição vinculada ao Ministério da Integração Nacional, firma nesta quinta-feira (2/08), parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM), e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

A Sudeco e a SPM irão descentralizar R$ 1 milhão, cada uma, para que o CNPQ operacionalize a chamada pública e realize as contratações necessárias. “As mulheres representam um contingente enorme da população economicamente ativa da Região Centro-Oeste”, afirmou Marcelo Dourado, diretor-superintende da Sudeco. A cooperação vai implementar cursos de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda.
Segundo Dourado, 14 em cada 15 lares monoparentais tem como chefe de família a mulher. As áreas de trabalho escolhidas para a capacitação estão aquecidas e precisando de mão-de-obra. “Assim, promovemos a inclusão econômica dessas famílias através da capacitação da mulher”, concluiu o superintende. Em 2011, a Sudeco já havia lançado o Programa Mulheres na Construção com o mesmo objetivo.
Para a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho, a intensificação da presença da mulher em profissões tidas como não tradicionais rompe com o preconceito de que trabalho feminino é leve e complementar ao masculino, ou ainda ligado às tarefas do lar. “Capacitar mulheres para operação de máquinas e desenvolver competências técnicas, é uma forma de ampliar as possibilidades profissionais das mulheres da região Centro-Oeste, além de alargar as possibilidades de postos empregos”, aponta a secretária.
A partir da assinatura do protocolo serão realizadas chamadas públicas para selecionar projetos de cursos de curta duração para capacitação com ênfase no suporte aos Arranjos Produtivos Locais – APLs.
Serviço:
Evento: Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica
Data: 02 de agosto de 2012 
Horário: 9h
Local: Sede da SPM (Via N! Leste S/N, no Pavilhão das Metas, Praça dos Três Poderes- Zona Cívico Administrativa – Brasília/DF)