A Itália já está confirmada como um dos adversários do Brasil na Copa das Confederações. O Grupo A pode ficar ainda mais forte se a Fifa, através do sorteio realizado, às 11h, deste sábado, em São Paulo, colocar o México na mesma chave. Isso sem contar na possibilidade de uma seleção de peso da África fechar o “Grupo da Morte”.

Vale lembrar que os mexicanos derrotaram o Brasil duas vezes neste ano: em amistoso, nos Estados Unidos, e na dos Jogos Olímpicos de Londres.

No outro lado, pelo Grupo B, a Espanha enfrentará o Uruguai, já que seleções das mesmas confederações não se enfrentam durante a primeira fase, portanto, a Celeste não pode ficar A.

A Seleção Brasileira abre a competição, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já a final será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro. O time de Felipão busca o tricampeonato da competição.

Veja abaixo quem são as 8 seleções da competição, que será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013.

BRASIL – CONMEBOL – seleção anfitriã

ITÁLIA – – vice-campeã da Europa (entra porque a Espanha levou o torneio e já havia vencido o Mundial)

ESPANHA – UEFA – última campeã do mundo

URUGUAI – CONMEBOL – último campeão sul-americano

JAPÃO – AFC – último campeão asiático

MÉXICO – CONCACAF – último campeão da Copa de Ouro

TAITI – OFC – último campeão da Copa das Nações da Oceania

A definir – CAF – campeão das Copa das Nações Africanas, torneio disputado em fevereiro de 2013

SEDES

BELO HORIZONTE – Mineirão

BRASÍLIA – Mané Garrincha

SALVADOR – Arena Fonte Nova

RECIFE – Arena

FORTALEZA – Castelão

RIO DE JANEIRO – Maracanã

Tecnologia e parada técnica no regulamento

O regulamento da Copa das Confederações-2013 foi aprovado na manhã desta sexta. Joseph Blatter, presidente da Fifa, confirmou que a tecnologia na linha do gol será adotada e que os juízes terão prerrogativa de usar a parada técnica para hidratação dos jogadores.

Sobre o auxílio a arbitragem, o cartola disse que a entidade trabalha com dois sistemas, mas ainda não há certeza sobre qual deles será adotado. Uma das opções é o GoalRef, que possui o chip dentro da bola, e o Hawk Eye, cuja câmera monitora se a bola ultrapassou ou não a linha do gol.

Ele admitiu que era radicalmente contra a qualquer tecnologia, mas que mudou de ideia após alguns erros grosseiros de arbitragem durante a Copa de 2010.

Em relação à parada técnica para hidratação dos jogadores, assim como ocorre no Campeonato Carioca, Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, assegurou a adoção da norma na competição que reunirá oito seleções.

– Isto constará nas regras. O juiz terá liberdade de fazer a parada técnica para a hidratação dos jogadores – disse Valcke