Situação na Síria piora, e corpos são enfileirados na rua
Moradores da sitiada cidade síria de Douma envolveram na sexta-feira corpos mutilados e ensanguentados em lençóis brancos, preparando-os para o sepultamento, conforme mostrou um vídeo divulgado pela Internet, após 190 pessoas serem mortas em um dos dias mais violentos nos 16 meses de rebelião no país. Alguns ativistas disseram que mais de 50 das mortes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Moradores da sitiada cidade síria de Douma envolveram na sexta-feira corpos mutilados e ensanguentados em lençóis brancos, preparando-os para o sepultamento, conforme mostrou um vídeo divulgado pela Internet, após 190 pessoas serem mortas em um dos dias mais violentos nos 16 meses de rebelião no país.
Alguns ativistas disseram que mais de 50 das mortes da quinta-feira aconteceram em Douma, a cerca de 15 quilômetros de Damasco, a capital.
O vídeo publicado no YouTube mostrou fileiras de corpos envoltos nos lençóis, enfileirados em uma rua que ativistas disseram ser em Douma. O Observatório Sírio de Direitos Humanos relatou que 41 pessoas foram mortas na cidade, mas outros ativistas contabilizaram até 59 vítimas.
“Douma, manhã de 29 de junho de 2012. Este é o massacre cometido contra o povo de Douma. Deus é o nosso salvador. Duas famílias inteiras estão aqui (entre os mortos)… Deus nos ajude”, disse o homem que filmava a cena.
Um homem segurou o corpo mutilado de uma menina, com a blusa rosa encharcada de sangue. “Este é mais um massacre dos massacres cometidos pelo (presidente Bashar al) Assad e sua polícia secreta”, disse ele. “É mais um massacre dos massacres da comunidade internacional, todas as grandes nações têm conspirado contra o nosso povo.”
Douma há semanas está sob cerco das forças de segurança leais a Assad. Ativistas dizem que há dias a cidade sofre ataques de foguetes, em meio a intensos combates entre rebeldes e forças governamentais. Um vídeo mostrou casas sem telhado e nuvens de poeira se erguendo de prédios destruídos.xxxxx Um ativista chamado Mohammed Doumany contou à Reuters por Skype que 22 pessoas de uma mesma família foram mortas.
“Dezenas de vítimas ainda estão esperando para serem enterradas, pois a cidade continua sob fogo”, disseram ativistas em mensagem pela Internet, acrescentando que há muitos feridos em estado grave.
Nas últimas semanas, os combates na Síria estão se intensificando, pois os rebeldes aparentemente tiveram acesso a armas capazes de atacar tanques, impondo mais baixas às forças de Assad.
O Exército reagiu à altura, usando helicópteros para bombardear rebeldes e impondo um cerco a cidades rebeldes.
Ativistas de oposição acusam a comunidade internacional de inação. A diplomacia até agora não conseguiu alcançar um acordo entre potências ocidentais, favoráveis à oposição, e a Rússia, que usa seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para barrar qualquer iniciativa de governos ocidentais e árabes contra Assad.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.