A discussão para o Orçamento Municipal 2013 começará na próxima segunda-feira (5), pelo site do Orçamento Comunitário. A população terá até o dia 15 de abril para escolher quais são as prioridades de obras ou serviços, sendo que as três mais indicadas por região urbana serão encaminhadas aos seus respectivos Conselhos Regionais, para discussão em reunião pública, juntamente com as demais solicitações destes conselhos.

Por fim, o resultado é encaminhado aos órgãos da prefeitura para análise técnica, em seguida passa pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (CMDU) e, em setembro, é enviado à Câmara Municipal para aprovação até o final do ano.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) propôs essa iniciativa no ano passado e a desenvolveu em parceria com o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI).

“O objetivo foi realmente criar mais um canal de comunicação entre a prefeitura e a população. Além disso, é uma importante ferramenta de trabalho para os conselheiros regionais, que participam há mais de 10 anos das discussões de orçamento”, destacou Marta Martinez, diretora-presidente do Planurb, reforçando ainda que os líderes comunitários já estão realizando um levantamento das necessidades nos bairros.

Em reunião realizada em fevereiro, com as mesas diretoras dos Conselhos Regionais sobre o site do orçamento, os conselheiros sugeriram melhorias e solicitaram material de divulgação, ressaltando a importância da participação nesta etapa.

“Agora precisamos mobilizar mais pessoas”, afirmou Maria Cecília Romero da Rocha, vice-presidente do Conselho do Centro. Exemplificando o trabalho e a dedicação de um líder comunitário, Miguel Benedicto Gileno, vice-presidente do Conselho do Imbirussu, disse que, assim como em 2011, colocará seu computador pessoal na escola municipal do seu bairro, para a população poder votar tranquilamente.

“Está tudo certo, já até falei com a diretora. Precisamos divulgar o que puder!”, assegurou Gileno, lembrando também a relevância da participação das rádios comunitárias neste processo.

 Reuniões Públicas

A partir da segunda quinzena de março, as datas das reuniões públicas de Campo Grande e dos distritos de Anhanduí e Rochedinho serão publicadas no Diário Oficial (Diogrande).

Mais informações: http://www.capital.ms.gov.br/orcamento