Geral

Sisu disponibiliza 6,6 mil vagas em Mato Grosso do Sul em 83 cursos de graduação

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 está com as consultas liberadas para disponibilidade de vagas e cursos por cidades no Brasil. De acordo com o site do Ministério da Educação, são 6.635 vagas para Mato Grosso do Sul, com 83 cursos disponíveis nas três instituições que vão disponibilizar vagas no Estado: IFMS (Instituto Federal […]

Arquivo Publicado em 27/12/2012, às 18h34

None

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 está com as consultas liberadas para disponibilidade de vagas e cursos por cidades no Brasil. De acordo com o site do Ministério da Educação, são 6.635 vagas para Mato Grosso do Sul, com 83 cursos disponíveis nas três instituições que vão disponibilizar vagas no Estado: IFMS (Instituto Federal de Mato Groso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).


Os cursos serão oferecidos em Amambaí, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.


As inscrições estarão abertas entre 7 a 11 de janeiro próximo, também pela internet, neste endereço. Na primeira edição de 2013, a oferta chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos pelo Brasil. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.


As regras e o cronograma da edição do primeiro semestre de 2013 do Sisu constam de edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC publicado na quarta-feira, 26.

Concorrerão às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.


No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma, por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.  Ao longo do período de inscrições, que vai até as 23h59 de 11 de janeiro de 2013, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 do mesmo mês. A segunda chamada será divulgada em 28 de janeiro, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.


Jornal Midiamax