As oito agências bancárias de Corumbá e dois postos avançados de atendimento em Ladário, amanheceram nesta quarta-feira, 19 de setembro, com cartazes informando adesão à greve nacional da categoria deflagrada na terça-feira, 18. A informação do Sindicato dos Bancários é que a adesão foi decidida em assembleia realizada ontem à noite. Principalmente nos bancos privados, funcionários cumprem expediente interno. Somente às 10h, horário de abertura do atendimento bancário, é que se poderá saber sobre o percentual de adesão à greve.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial. Há quase 500 mil bancários em todo o Brasil, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

A Federação dos Bancos alertou a população de que muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, telefone e correspondentes bancários, tais como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos credenciados. Com informações da Agência Brasil.