Geral

Simted participará de atividades do Dia do Trabalhador em Dourados

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados participará das atividades da Semana do Trabalhador na cidade. A programação das atividades já está no site do Simted e pode ser acessada aqui. O Simted faz parte de um grupo de entidades que se uniram em Dourados e formaram o Comitê de Defesa Popular. […]

Arquivo Publicado em 21/04/2012, às 02h15

None

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados participará das atividades da Semana do Trabalhador na cidade. A programação das atividades já está no site do Simted e pode ser acessada aqui.


O Simted faz parte de um grupo de entidades que se uniram em Dourados e formaram o Comitê de Defesa Popular. Anualmente o sindicato participa do evento.


A data é comemorada em todo o mundo desde 1886, quando a Associação Internacional dos trabalhadores decidiu, em seu congresso, realizado em Genebra, Suíça, lutar no mundo inteiro para que os trabalhos diários dos operários não ultrapassassem oito horas.


Na época as jornadas chegavam até 16h. Nos Estados Unidos trabalhadores fizeram greve e a polícia os reprimiu tentando barrar os processos com bombas. Vários trabalhadores morreram no massacre.


Aos líderes do movimento grevista coube encarar a morte, pena à qual foram submetidos em 11 de novembro de 1887. Outros líderes preferiram se suicidar a encarar a pena.  No Brasil trabalhar oito horas só tornou-se direito em 1932.


Atualmente ainda são registrados casos de desrespeito aos direitos dos trabalhadores, como trabalho infantil, escravo, informalidade, acidentes e doenças no trabalho,  precarização da mão-de-obra, jornadas prolongadas, assédio moral, falta de políticas públicas de emprego e proteção social, não priorização na contratação de pessoas com deficiências, não promoção da distribuição de renda, demissões imotivadas, práticas antissindicais, desigualdades salariais entre homens e mulheres, a retirada de conquistas históricas dos trabalhadores às vezes com apoio do Congresso Nacional e outras prática que são situações vividas pela classe trabalhadora no contexto atual.

Jornal Midiamax