Pesquisadores do Canadá, Colômbia, Países Baixos, México, Paraguai, Argentina e Brasil participam, de 19 a 22 de novembro, em Dourados, do XIV Simpósio Processos Civilizadores: Civilidade, Fronteira e Diversidade. A abertura será as 19h com conferência de abertura ministrada pelo Dr. Abram de Swan (Fundação Norbert Elias), na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O Simpósio acontecerá na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição que organiza o evento em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidad de Buenos Aires.

O evento internacional busca colocar em debate o conceito de civilização e suas implicações, a partir da obra do sociólogo Norbert Elias. Autor de um dos clássicos da Sociologia, “O Processo Civilizatório”, Elias é referencial para abordagens e questionamentos sobre a organização social hierarquizada e excludente. Por isso, é citado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, da Educação Física ao Direito, passando pela História, Sociologia e Educação.

Alguns dos sub-temas tratados no evento serão Diversidade, diferença e civilização; Educação, cultura e linguagens; Civilização e tecnologias; Civilização, esporte e lazer; Teorias civilizatórias; Processos civilizadores na América Latina; Civilização e religiosidades.

O evento ocorrerá também em Bonito/MS (2 dias), para que os participantes possam conhecer a região Bodoquena e do Pantanal.

Mais informações

http://www.ufgdgrupoelias.com/page_1.html