Geral

Showtec 2012 lança híbridos de milho mais rentáveis e benéficos à produção de MS

“A principal vantagem dos 70 híbridos de milho que serão apresentados, são as adaptações ao estado de Mato Grosso do Sul, quanto ao clima, espaço e manejo, transformando o grão mais rentável e benéfico ao seu potencial produtivo”, afirma André Lourenção, pesquisador da Fundação MS, ao se referir às espécies de milho que serão exibidas […]

Arquivo Publicado em 22/01/2012, às 11h25

None

“A principal vantagem dos 70 híbridos de milho que serão apresentados, são as adaptações ao estado de Mato Grosso do Sul, quanto ao clima, espaço e manejo, transformando o grão mais rentável e benéfico ao seu potencial produtivo”, afirma André Lourenção, pesquisador da Fundação MS, ao se referir às espécies de milho que serão exibidas na cidade de Maracaju, durante o Showtec 2012, realizado pela Fundação MS, de 25 a 27 de janeiro.


Desses 70 híbridos de milho apresentados na 16ª edição do Showtec, 20 serão lançamentos na agricultura regional. “O evento também apresentará orientações quanto a utilização do espaçamento, épocas de plantio reduzido do milho safrinha, com intuito de buscar soluções à agricultura regional”, diz André.


Segundo o presidente da Fundação MS, Luís Alberto Moraes Novaes, a principal preocupação do produtor de milho na região se dá devido as transições climáticas, já que MS está localizado em uma zona em que durante a safra se tem altas temperaturas e eventuais secas.


Já na segunda safra, ou safrinha, ocorrem normalmente secas e geadas. “Suportar essas intempéries depende de informação sobre escolha de materiais para plantar, épocas ideais para a ação, boa utilização de plantio direto e utilização correta das tecnologias disponíveis”, esclarece o presidente da Fundação MS.


Algumas tecnologias consideradas primordiais para a lucratividade na atividade agrícola serão mensuradas no Showtec 2012, assim como a tecnologia “Bt” (Bacillus thuringiensis), criada para produzir plantas resistentes ao ataque de algumas lagartas, e conhecida como tecnologia de primeira geração, envolvendo os modelos YieldGard, Agrishure, Herculex.


Além dessas, estarão expostas também tecnologias de segunda geração como a YieldGard VT PRO e a Agrishure Viptera. As formas de manejo do milho RR (Roundup Ready) e da tiguera, os avanços biotecnológicos, tratamento de sementes, a utilização de fungicidas no milho e mais 15 materiais de sorgo, serão conteúdos tratados nas palestras do evento.


Recuperação de pastagens degradadas, integração de lavoura pecuária, discurso de produtor referente suas experiências, ajustes tecnológicos para incrementos de produtividades, agricultura de precisão, plantio de florestas e utilização de cana-de-açúcar como opção para diversificação da produção, também farão parte da programação do evento, com intuito de aumentar a produtividade agrícola do Estado.


Showtec


Realizado pela Fundação MS, o Showtec acontece em Maracaju (MS), nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2012. Para esta edição, o tema para o evento será “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental” e comemora os 20 anos da entidade realizadora, responsável por incentivar e promover pesquisas para a melhoria das produções na região Centro-Oeste do Brasil. Para essa edição são esperados 15 mil visitantes.


Informações sobre evento podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone (67) 3454-2631 ou pelo e-mail [email protected]

Jornal Midiamax