Para falar sobre Diversidade Sexual e Homofobia nas escolas, o coordenador do Centro de Referência e Combate à Homofobia (CentrHo), Leonardo Bastos, participa nesta segunda-feira(23) às 19 horas, do I “Seminário da Diversidade na Educação de Jovens e Adultos: Transformando Pensamentos e Ações”.

A palestra aborda o combate da homofobia nas escolas e coloca a educação como ponto essencial para o esclarecimento e também no desenvolvimento de ações de combate ao preconceito, à discriminação e aàviolência que acontecem dentro das escolas.

Segundo Leonardo Bastos, a diversidade de gênero no universo escolar muitas vezes tem sido negada, o que contribui para a desinformação e comportamentos preconceituosos nas instituições de ensino.

E para ele é exatamente neste ponto que deve ser discutido, por meio da promoção de informação e debates democráticos entre professores e alunos. “Embora ainda haja um longo trabalho a ser feito, ações como essas são fundamentais para inserir na educação a conscientização do respeito à diversidade e a tolerância sexual dos direitos do público LGBT”, afirma Bastos.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do CentrHo, é referência no Estado, no combate à discriminação da população LGBT, em vários âmbitos. E pelos trabalhos na área da educação, em 2010 o projeto “Educar para a Vida é Educar para a Diversidade” ganhou o prêmio “Educando para Diversidade Sexual”, em Brasília, pelo desempenho alcançado com ações no combate à discriminação sexual no ambiente escolar.

O Seminário acontece na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida, na Capital.