Os operários do canteiro de obras da MRV Engenharia na Avenida Senador Antônio Mendes Canale, no Bairro Pioneiros, serão os primeiros beneficiados

Para sensibilizar os trabalhadores das indústrias da construção civil por meio de apresentações teatrais nos canteiros de obras espalhados por Mato Grosso do Sul, o Sesi vai lançar, neste sábado (1), às 10 horas, no canteiro da MRV Engenharia localizado na Avenida Senador Antônio Mendes Canale, no Bairro Pioneiros, em Campo Grande (MS), o Projeto Arte no Canteiro. A intenção é destacar a prevenção aos acidentes de trabalho, combater o desperdício de material de construção e de tempo, bem como o alcoolismo, além de estimular o uso racional da água e de energia elétrica e contribuir com a limpeza dos canteiros de obras.

Segundo a gerente de educação e cultura do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, a expectativa é atender pelo menos 8 mil trabalhadores da construção civil por meio de 80 apresentações em canteiros de obras localizados em todo o Estado. “A meta é alcançar até 100 trabalhadores por apresentação, sendo que neste primeiro dia de apresentações agendado para este sábado devemos chegar a 490 operários da MRV com três apresentações”, informou.

Ela acrescenta que a iniciativa favorece a educação e a conscientização dos trabalhadores de uma forma lúdica e descontraída, pois o Projeto conta com uma estrutura que inclui palco montado com andaimes e guindaste de construção. “Esses guindastes transportarão os atores suspensos por cabos de aço. Além disso, os operários assistirão as apresentações sentados em tonéis e as peças terão uma linguagem musical para elucidar as orientações sobre o uso de equipamentos de segurança”, detalhou.

Com duração de trinta minutos, a apresentação conta ainda com equipamentos de trabalho que ganham vida e se tornam os personagens da história. A peça apresenta três personagens principais: a “Pedrita Brito”, a “Pá Tricia” e o “Carrinho”. Outros personagens também fazem parte da encenação, como as luvas, os capacetes, as botas, os óculos de proteção, os cintos de segurança, as furadeiras, as britadeiras, as pás, os caixotes e os tonéis.