Servidoras poderão deixar filhos em creche no período final da licença-maternidade

Regra consta de projeto de lei apresentado hoje (13) pelo dep. estadual Marcio Fernandes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Regra consta de projeto de lei apresentado hoje (13) pelo dep. estadual Marcio Fernandes

As servidoras do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul poderão ter o direito de deixar os filhos em creches nos 15 dias finais da licença-maternidade. A regra consta de projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (13) pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo.

O projeto altera a Lei nº 4.091/11 para permitir que no período de prorrogação da licença-maternidade e licença-adotante as crianças, nos últimos 15 dias da prorrogação, possam ser mantidas em creche ou organização similar.

O deputado Marcio Fernandes explica que a mudança é importante por fomentar a necessária adaptação das crianças aos ambientes das creches ou aos cuidados de terceiros.

“Os ambientes desconhecidos, as novas rotinas, a alimentação, as pessoas não familiares, as separações diárias e a ausência da mãe trazem às crianças uma significativa exigência social e emocional”, justifica o deputado. Ele lembra ainda que a adaptação muitas vezes é difícil também para a família e para os educadores.

“Portanto, é importante que no período de adaptação a mãe fique junto à criança para auxiliar na exploração deste ambiente estranho e no estabelecimento de novos relacionamentos com os educadores e outras crianças”, conclui Marcio Fernandes.

Para vigorar, o projeto ainda precisa ser aprovado em duas discussões, sancionado e publicado na imprensa oficial.

Conteúdos relacionados