O ex-governador e pré-candidato do PSDB à prefeitura, José Serra, recebeu com cautela a notícia de que lidera a corrida municipal, segundo indica pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Para o tucano, embora o resultado o “agrade”, os demais candidatos ainda são desconhecidos do eleitorado, e a tendência é de que eles “cresçam” com a campanha.

“Pesquisa é sempre relativa, tem que se tomar com muita cautela. Ainda mais agora, porque eu sequer sou candidato. E boa parte dos candidatos ainda não são conhecidos e vão se tornar mais conhecidos com as campanhas. Então eu vejo a pesquisa com agrado, mas não creio que ela reflita o que vai acontecer mais adiante”, afirmou, ainda antes de o resultado do levantamento do Datafolha, que ouviu 1.087 eleitores entre quinta e sexta-feira, indicando que ele subiu nove pontos percentuais em relação a pesquisa realizada no fim de janeiro.

O tucano agora aparece com 30% dos votos, liderando a disputa e seguido por Celso Russomanno (PRB), com 19%, enquanto Fernando Haddad (PT), candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem apenas 3%. Datafolha também aponta Serra como o pré-candidato mais conhecido: 99% dos entrevistados o reconhecem, enquanto Gabriel Chalita (PMDB) é lembrado por 52% dos eleitores e Haddad, por 41%. O ex-governador, entretanto, é também lembrado por ter abandonado a prefeitura em 2006 para concorrer ao governo do Estado: dos 76% que disseram conhecer a atitude tomada por Serra, 66% a reprovaram e 70% afirmaram que ele não deveria reincidir no ato. O levantamento do Datafolha foi recebido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o registro SP-00009/2012.

Essa é a primeira pesquisa desde que Serra formalizou sua intenção em disputar a sucessão municipal. O ex-governador informou ao PSDB que quer ser candidato na última terça-feira, mas ele ainda concorre à indicação do partido com outros dois tucanos: o secretário estadual José Aníbal (Energia) e o deputado federal Ricardo Tripoli. As prévias do PSDB estão marcadas para o dia 25.

Embora ainda não seja o pré-candidato oficial, Serra fez hoje seu primeiro ato de campanha. Pela manhã, ele almoçou com integrantes dos diretórios regionais do PSDB na Freguesia do Ó e, à tarde, visitou o Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, ambos na zona norte.