Em comemoração aos 113 anos de Campo Grande, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anuncia, nesta quarta-feira (29/08), às 19 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, a ampliação do Programa Ação Fiems para mais bairros das regiões urbanas do Imbirussu e Segredo, bem como a entrega dos certificados para 380 formados de 6 cursos gratuitos do Sesi e Senai em 11 bairros da cidade e o lançamento do Projeto Na Ponta da Língua, do Sesi, que esclarece dúvidas sobre as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Segundo Sérgio Longen, com a ampliação, o Ação Fiems Campo Grande estará presente em mais 58 bairros, totalizando 135 bairros distribuídos pelas regiões urbanas do Segredo, Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa e Imbirussu, que juntos contam com mais de 344,7 mil moradores. “Na prática, o Programa consolida um modelo inédito de qualificação profissional do Senai e Sesi no País na medida em que leva até os bairros da Capital os cursos profissionalizantes do Senai e de inclusão digital do Sesi, todos gratuitos, em parceria com as associações de moradores”, reforçou.

Lançado em março do ano passado, o Programa disponibiliza 18 cursos gratuitos do Senai e 2 cursos gratuitos do Sesi, formando no primeiro ano 1.720 moradores e previsão de capacitar neste ano 5.617 pessoas. Nesta ampliação, as equipes do Sesi e Senai vão montar cursos nas associações de moradores dos bairros Vila Nasser, José Abrão, Zé Pereira, Santo Amaro, , Jardim Imá e Santo Antônio, beneficiando ao todo moradores de 58 bairros. O evento de quarta-feira terá a presença de moradores já formados pelo Programa desde o ano passado, bem como os alunos que vão receber os certificados e aqueles que estão passando pela formação, além de lideranças comunitárias.

Certificados

No âmbito do Programa Ação Fiems Campo Grande, receberão certificados mais 380 concluintes dos cursos de pedreiro de alvenaria, costureiro industrial, eletricista de instalações prediais de baixa tensão, instalador de linhas e equipamentos telecomunicações, aplicador de revestimento cerâmico e de informática básica. Esses cursos foram oferecidos nos bairros Novos Estados, Santa Emília, Coophavilla II, Nova Campo Grande, Nova Lima, Moreninha II, Noroeste, Jardim Aeroporto, Aero Rancho II, III e IV.

O coordenador do Programa, Artur Quintella, acrescentou que no caso do Sesi os cursos foram concluídos no mês de julho, enquanto os do Senai foram encerrados nos meses de julho e agosto. “O que vale ressaltar é que o Ação Fiems continua em ritmo acelerado, no sentido de realização de novas turmas, andamento e conclusão. Continuamos formando profissionais para atender as nossas indústrias”, disse, completando que desde o início do ano já foram formados 1.089 moradores em diversos cursos do Sesi e Senai.

Na quinta-feira passada (23/08), a coordenação do Ação Fiems Campo Grande reuniu as lideranças de bairros para tratar dos últimos detalhes para o evento de entrega de certificados e anúncio de ampliação do Programa. “Ambas as entidades, Sesi e Senai, estão empenhadas em agrupar todas as lideranças e promover um evento que mostra a capacidade de atendimento do Programa em toda a Capital”, destacou Artur Quintella.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Aeroporto, Elvis Rangel Silva, a iniciativa representa mudança de vida para os moradores da região. “A Fiems é a entidade que mais valoriza a liderança de bairro. Nesta reunião percebemos a preocupação de todos em que o evento seja um sucesso e que tudo saia conforme programado”, disse. Já o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Lima, Gonçalves Ribeiro de Souza, o encontro com os demais lideres e responsáveis atesta o comprometimento da entidade com a comunidade.

Na Ponta da Língua

Ainda durante a cerimônia, o presidente da Fiems vai lançar a etapa 2012 do projeto Na Ponta da Língua, desenvolvido pelo Sesi para esclarecer dúvidas sobre as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa. No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas públicas e privadas de 39 municípios, que, ao longo de três meses, receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas.

Em 2011, os 39 municípios beneficiados foram Campo Grande, Terenos, Maracaju, Rio Brilhante, Caarapó, Ivinhema, Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda, Jardim, Bonito, Nioaque, Sidrolândia, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Sonora, Coxim, Rio Verde, Costa Rica, Chapadão do Sul, Paranaíba, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Naviraí, Porto Murtinho, Bataguassu, Eldorado, Coronel Sapucaia, Dourados, Iguatemi, Amambai e Aral Moreira.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, para este ano, o projeto começa em setembro e vai até dezembro, com previsão de atender 37,5 mil estudantes de 55 escolas distribuídas por Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Glória de Dourados, Vicentina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti, Japorã, Mundo Novo, Itaquiraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmão do Buriti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas.