Senador critica demora do Congresso em apreciar vetos presidenciais
O senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (5) que o Congresso Nacional precisa exercer sua função, apreciando os vetos presidenciais para que o processo legislativo seja concluído na elaboração das leis, conforme determina a Constituição. A declaração foi feita durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O senador sul-mato-grossense argumentou que …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (5) que o Congresso Nacional precisa exercer sua função, apreciando os vetos presidenciais para que o processo legislativo seja concluído na elaboração das leis, conforme determina a Constituição.
A declaração foi feita durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O senador sul-mato-grossense argumentou que há centenas de vetos do Executivo para serem apreciados.
“A Constituição diz que o Congresso deve elaborar as leis, cabendo ao Executivo decidir pela sanção ou pelo veto total ou parcial. E determina que o veto seja apreciado pelo Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo. E isso não vem ocorrendo”, alertou.
O senador Paulo Paim (PT-RS) concordou com o posicionamento de Moka, afirmando que muitos projetos aguardam a apreciação dos vetos. “Há vários projetos vetados, como o que preve aumento para os aposentados, e não estamos fazendo nossa parte”, disse.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) também engrossou as críticas pela demora do Congresso em votar vetos do Executivo. “Passamos vários anos discutindo matérias relevantes e as aprovamos. Mas aí o Executivo veta e o assunto fica parado. Temos de reagir”, afirmou.
Moka articula com o senador Wellington Dias (PT-PI) a apresentação de requerimento pedindo urgência na apreciação do veto da presidente à distribuição dos royalties do petróleo. “Temos de votar. Mantido ou não o veto, o processo democrático terá sido concluído”, reforçou.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.