Menu

Senado deve anunciar em instantes veredicto sobre Lugo; tensão aumenta em Assunção

O Senado paraguaio deve anunciar em breve, ainda nesta sexta-feira (22), o veredicto sobre o processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo. Enquanto isso, nas ruas de Assunção, cresce a tensão. Um grupo de cerca de 50 manifestantes está deitado na rua, em frente ao prédio da vice-presidência, perto do Congresso, protestando. Há ainda […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Senado paraguaio deve anunciar em breve, ainda nesta sexta-feira (22), o veredicto sobre o processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo. Enquanto isso, nas ruas de Assunção, cresce a tensão. Um grupo de cerca de 50 manifestantes está deitado na rua, em frente ao prédio da vice-presidência, perto do Congresso, protestando.

Há ainda informações não confirmadas de que tanques do Exército estariam vindo para o Senado para conter uma possível onda de protestos caso Fernando Lugo seja destituído.
 
Entenda a crise

Eleito presidente do Paraguai em 2008 com 41% dos votos, interrompendo uma hegemonia de seis décadas do Partido Colorado no país, Fernando Lugo enfrentou um “impeachment relâmpago”.

Conhecido como o “bispo dos pobres” por seu histórico de liderança de movimentos sociais quando era bispo católico, Lugo assumiu a Presidência com uma ampla aliança. Porém, acabou governando sem maioria na Câmara dos Deputados e no Senado — na Câmara, 76 deputados votaram a favor do processo de impeachment; apenas uma deputada apoiou Lugo e três se abstiveram.

Setores da oposição já tinham tentado, no passado, iniciar um processo político contra o presidente quando ele assumiu a paternidade de crianças geradas na época em que ainda era bispo, mas a iniciativa não prosperou devido à discordância de forças políticas da própria oposição.

Desta vez, o apoio do partido de seu vice-presidente, Federico Franco, do PLRA (Partido Liberal Radical Autentico), foi decisivo para que o processo de impeachment fosse iniciado. Lugo e Franco haviam rompido sua aliança recentemente e o vice-presidente assumirá o poder caso Lugo seja afastado.

 

Conteúdos relacionados