Senado aprova obrigatoriedade para emissão de Declaração de Nascido Vivo
O plenário do Senado aprovou hoje (9) o projeto de lei que estabelece que a Declaração de Nascido Vivo (DNV) terá validade em todo o território nacional como documento de identidade até que a criança tenha a certidão de nascimento. Pela proposta, todos os bebês nascidos com vida deverão receber a declaração do profissional de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O plenário do Senado aprovou hoje (9) o projeto de lei que estabelece que a Declaração de Nascido Vivo (DNV) terá validade em todo o território nacional como documento de identidade até que a criança tenha a certidão de nascimento.
Pela proposta, todos os bebês nascidos com vida deverão receber a declaração do profissional de saúde responsável pelo parto ou pelo acompanhamento da gestação. Com a obrigatoriedade de emissão da DNV, o governo espera ter mais informações sobre nascimentos no país para a adoção de políticas públicas.
Para a relatora da matéria, senadora Marta Suplicy (PT-SP), a aprovação da lei garantirá respaldo legal à emissão da declaração, que já ocorre em 97% dos partos de nascidos vivos no Brasil. A senadora alega ainda que a DVN é importante para que o governo tenha acesso a dados confiáveis que garantam a eficácia de políticas públicas.
“As altas taxas de sub-registro afetam diretamente a efetividade das iniciativas governamentais voltadas à população, em especial à primeira infância, em razão da indisponibilidade de informações confiáveis. A utilização da Declaração de Nascido Vivo como documento com fé pública é uma forma de minimizar esses efeitos, já que, atualmente, as DNVs são emitidas para 97% dos nascidos vivos, o que significa uma cobertura bem superior à captada pelo registro civil”, disse Marta Suplicy em seu parecer favorável ao projeto.
Por não ter recebido emendas que modificassem o texto enviado pela Câmara dos Deputados, o projeto segue agora para sanção presidencial.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.