Os 234 anos de Corumbá serão comemorados com uma programação de inaugurações e lançamentos de obras, shows, missa, desfile, além de outras atrações. Todos os detalhes foram definidos durante uma reunião do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com a sua equipe de Governo.

A primeira atração foi no sábado (15), com a Tocata a Corumbá, que reuniu a Banda de Música Manoel Florêncio, o Moinho Cultural e a Orquestra Barroca de Santiago dos Chiquitos, na Praça da Independência. Durante a reunião o prefeito Ruiter Cunha fez algumas alterações na programação preliminar apresentada pelos seus assessores, para não conflitar com a legislação eleitoral.

Uma das medidas adotada pelo chefe do executivo corumbaense foi adiar para após as eleições (07 de outubro), a já tradicional caminhada Por Amor a Corumbá, lançada em 2005 pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. A sétima edição acontece sempre no mês do aniversário, mas, desta vez, será em outubro, em data a ser anunciada.

“Dessa forma, as comemorações dos 234 anos de Corumbá não serão somente em setembro. Em outubro, também iremos comemorar o aniversário, assim como em novembro e dezembro, quando estaremos entregando obras importantes para a população e lançando outras benfeitorias”, observou o prefeito.

Programação

Nesta terça-feira (18), a partir das 09 horas, o prefeito entrega seis barcos escolares para atender alunos das escolas das águas, além de cinco ônibus de transporte escolar, como parte do projeto Caminhos da Escola, além de mobiliários escolares para as escolas Djalma de Sampaio Brasil, Pedro Paulo de Medeiros e Barão do Rio Branco. O ato acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá.

Às 17 horas, o chefe do executivo corumbaense ao lado de convidados, visitará a região do Cravo Vermelho II e III, comunidades que estão sendo atendidas com o programa social Se Essa Rua Fosse Minha, e os conjuntos habitacionais Corumbela II, do Programa Minha Casa Minha Vida, e do PAC Casa Nova, os dois no Bairro Guatós.

Na quarta-feira (19), às 10 horas, o prefeito inaugura a quadra poliesportiva coberta, a reforma e o novo mobiliário da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, no Assentamento Tamarineiro I. Na parte da tarde, às 17 horas, entrega as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Popular Velha e, em seguida, inaugura o prédio da nova Unidade Básica de Saúde do centro da cidade, na Rua Batista das Neves, prolongamento da Joaquim Murtinho, entre as ruas Geraldino Martins de Barros (antiga Oriental). Já às 19 horas, aciona a nova iluminação cênica da Praça da República.

Saúde

Na quinta-feira (20), a partir das 17 horas, Ruiter entrega o novo sistema do Pronto Socorro, a Classificação de Risco; assina a ordem de serviço para execução das obras da UTI Neonatal (ordem de serviço); da unidade de ressonância magnética e tomografia computadorizada, e do setor de hemodinâmica do Hospital de Corumbá. Além disso, faz a entrega dos novos equipamentos do Centro de Tratamento Intensivo e do Centro Cirúrgico do Hospital, uma parceria com a mineradora Vale, além da entrega da reforma da enfermaria.

No dia 21 de setembro, data do aniversário de 234 anos, sexta-feira, a programação prevê para as 09 horas, uma missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Candelária; às 16 horas, desfile na Avenida General Rondon, seguido de um show pirotécnico, e da seresta especial dos 234 anos, Corumbaenses Cantam Corumbá, na Praça Generoso Ponce, com presenças de Marinho Azevedo, Grupo Sedução, Estação 4 e Maike Viola e Banda.

No sábado (22), a partir das 09 horas, um city tour pela cidade, com saída da Escola Municipal Clio Proença. À noite, às 19 horas, encontro de corais no Centro de Convenções. Já a partir das 21 horas, apresentações culturais com Tributo a Elvis Presley, Oficina de Dança do Pantanal e show musical, na Praça Generoso Ponce.

No dia 23, às 17 horas, Pôr do Som Especial de aniversário na Praça Generoso Ponce; no dia 24, às 20 horas, show gospel na Praça Generoso Ponce; no dia 25, às 10 horas, entrega da reforma da Creche Municipal Maria Benvinda, no bairro Jardim dos Estados; no dia 27, às 10 horas, entrega da reforma da Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança, Extensão do Paraguai Mirim, e às 18 horas, inauguração do novo sistema de iluminação da Avenida Rio Branco, em frente à Escola Municipal Delcídio do Amaral.