Semana de enfrentamento à Pedofilia alerta população para crimes contra crianças
Com o objetivo de conscientizar a população, por meio de procedimentos informativos e educativos, bem como debater iniciativas de combate a crimes sexuais contra as crianças, desde 2009, foi aprovada a Lei 3.707/09, do deputado Rinaldo (PSDB), que institui a Semana de Combate à Pedofilia – realizada anualmente na segunda semana do mês de maio. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o objetivo de conscientizar a população, por meio de procedimentos informativos e educativos, bem como debater iniciativas de combate a crimes sexuais contra as crianças, desde 2009, foi aprovada a Lei 3.707/09, do deputado Rinaldo (PSDB), que institui a Semana de Combate à Pedofilia – realizada anualmente na segunda semana do mês de maio.
“A cada dois minutos uma criança está sendo violentadas no país, as pessoas precisam saber disso. Ter acesso a essas informações. Lutar, se conscientizar, para que isso não mais aconteça”, explica o parlamentar sobre os motivos que o levou a encabeçar a causa.
Integrante do Fenasp (Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política), Rinaldo explica que como cristão sempre esteve atento aos direitos das minorias. Segundo o parlamentar, a sociedade precisa se preocupar, pois na maioria dos casos, aproximadamente 70%, o agressor é muito próximo da criança.
Somente no ano passado, 2.385 boletins de ocorrência foram registrados na DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente). São crianças que sofreram algum tipo de violência. Os boletins se referem às comunicações de crimes realizados diretamente na delegacia, muitos outros, sequer são registrados. Dentre os crimes estão: morte a esclarecer, lesão corporal, maus tratos, todas as formas de abandono e violência sexual.
“São em média de 200 a 250 crimes mensais”, alerta a delegada da DEPCA Regina Márcia Mota.
Ela explica que todas as denúncias são investigadas e muitas se confirmam. Entretanto, segundo ela, a grande maioria das denúncias endereçadas ao disque 100, após a investigação, se verificam improcedente.
“Muitas são motivadas por conflitos familiares, entre ex-companheiros, muitas vezes objetivando a guarda da criança ou por inconformismo em vista de um relacionamento interrompido. Fazem o mau uso do disque 100, talvez por entender que não é um órgão policial, a identidade não será revelada e, portanto não receberão punição”, aponta a delegada, alertando para que não se façam denúncias improcedentes.
Como denunciar
A denúncia pode ser feita diretamente ao 190 (casos em que a agressão ou violência está em andamento) ou em qualquer delegacia de polícia. A denúncia pode ser anônima.
Como procurar ajuda?
Nos casos de abusos sexuais, a melhor maneira de orientar as crianças é ensiná-las a se protegerem, a não falarem com estranhos, não permitirem que sejam tocadas e imediatamente avisar aos pais ou responsáveis quando perceberem a aproximação de alguém que não conhecem.
Nos casos de violência física (maus tratos, lesão corporal dolosa, violência doméstica), que, por sua natureza são praticadas por quem tem o dever de proteger, a orientação é para que qualquer pessoa, ao tomar conhecimento, denuncie imediatamente à polícia
Acesse o folheto da Semana da Pedofilia – capa
Acesse o folheto da Semana da Pedofilia – texto
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.