A Secretaria Municipal de Administração (Semad) convocou nesta terça-feira (12), por meio do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), 187 guardas municipais para integrarem da 3ª turma do Curso de Formação da Guarda Municipal, concluindo assim a carga horária exigida para a efetivação no cargo. Com 170 horas na modalidade presencial, o curso será realizado no período de 02 a 27 de julho no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP).

A prefeitura já concluiu esta formação para uma turma de 197 guardas. A segunda turma, com 179 guardas, está em andamento. As três turmas passaram no concurso público realizado em 2009. Em agosto, a Prefeitura realiza o curso para a quarta turma com 220 guardas, que passaram no concurso de 2010. No total, a Prefeitura conta com 1.178 guardas municipais.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, coronel Luiz Altino do Nascimento, ao ingressar no cargo, os guardas realizam um curso básico conceitual sobre legislação, com carga de 130 horas/aula, e permanecem em estágio probatório durante três anos. Depois deste período, os guardas participam do curso de formação voltado para a parte técnica, onde ocorre troca de experiências e treinamento para, enfim, serem efetivados no cargo.