O Santos conquistou um resultado importante para se afastar das últimas posições do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, em jogo no Estádio do Engenhão pela 29ª rodada da competição, o time de Muricy Ramalho segurou a pressão inicial do Botafogo e venceu o rival carioca por 2 a 0, graças à mudança no fim do primeiro tempo e a dois gols no segundo tempo.

Sem Neymar, convocado para amistosos da Seleção Brasileira contra Iraque e Japão, o time paulista encerrou uma série de três jogos seguidos sem vencer (derrota para a Portuguesa e empates contra Grêmio e Internacional). Agora, chegou 38 pontos e abriu boa vantagem para equipes ameaçadas: Coritiba (32 pontos), Sport (27) e Palmeiras (26).

Para o Botafogo, por outro lado, o resultado foi bastante negativo. Com a terceira derrota seguida, no sexto jogo consecutivo sem vencer, o time de Oswaldo de Oliveira – que jogou sem o goleiro Jefferson, igualmente convocado por Mano Menezes – estaciona nos 40 pontos e se afasta do G-4. O Vasco da Gama, quarto colocado, tem 10 pontos a mais.

Em um jogo de início amarrado, o primeiro bom momento do time carioca veio aos 17min do primeiro tempo, em cruzamento de Fellype Gabriel pela direita para o cabeceio de Elkeson – a bola acertou a segunda trave do gol defendido por Rafael. Aos 23min, o próprio Fellype Gabriel invadiu a área pela esquerda, mas a arbitragem marcou falta em Durval e paralisou o lance.

Melhor ao longo do primeiro tempo da partida, o Botafogo quase abriu o placar aos 30min, em tabela de Elkeson com Seedorf, que terminou com o arremate colocado do primeiro, mandando a bola no travessão. Insatisfeito, o técnico Muricy Ramalho sacou Bernardo do meio de campo para a entrada de Henrique, buscando a melhoria na marcação do meio de campo.

Com a mudança, o Santos voltou para o segundo tempo com uma nova postura, e quase abriu o placar aos 7min: após passe em profundidade pela direita, Miralles invadiu a área e bateu, parando na defesa para fora de Renan. Porém, na cobrança de escanteio pela direita, Ewerton Páscoa desviou e André apareceu na trave esquerda para escorar para as redes.

Três minutos mais tarde, Miralles teve nova chance, e não desperdiçou: em novo passe em profundidade pela direita, o atacante correu e tocou rasteiro na saída de Renan, fazendo 2 a 0. De quebra, aos 22min, o Santos quase marcou o terceiro gol: após cruzamento pela direita, Durval desviou e André apareceu de novo pela esquerda para arrematar, parando em Renan.

Aos 37min, Felipe Anderson recebeu pela direita na área e bateu na saída de Renan – o goleiro defendeu e evitou o terceiro na última chance real da partida. Agora, os dois times voltam a campo no fim de semana, quando disputam a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro: no domingo, às 16h (de Brasília), o Santos recebe o Vasco na Vila Belmiro; mais tarde, às 18h30, o Botafogo visita o Grêmio para tentar se manter próximo do G-4 em confronto direto.