A nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 6, já está disponível para download, dois dias antes do início da venda do iPhone 5 nos Estados Unidos. O iOS 6 marca o rompimento da aliança entre Apple e Google, presente em edições anteriores do iOS.

Os usuários notarão que no lugar do aplicativo Google Maps, que antes vinha instalado no iPhone, estará o Maps da Apple, apresentado este ano na conferência de desenvolvedores. Outro produto do Google que deixa de ter app nativo no iOS é o YouTube.

O novo sistema operacional terá uma maior integração com o Facebook, como já havia acontecido com o Twitter no iOS 5. O assistente de voz Siri vem com melhorias e com mais opções de idiomas – agora o idioma espanhol, por exemplo, também será compreendido. Além disso, o programa de chamadas por vídeo FaceTime poderá ser usado também através de conexão de dados, sem a necessidade de conexão Wi-Fi.

A princípio o iOS 6 estará disponível para todos os iPhones a partir do modelo 3GS, para tablets a partir do iPad 2 e para o iPod Touch a partir da quarta geração. Ainda assim, alguns recursos do novo sistema poderão funcionar plenamente somente nos modelos mais recentes de dispositivos.

No Brasil o app Maps funcionará, porém a navegação ponto a ponto e a possibilidade de visualizar prédios em 3D, bem como tráfego e análises do trânsito através de fotos não estarão disponíveis. O Siri também permanecerá bastante limitado no País: diversas inovações, como reservas de restaurantes e horários de filmes, assim como integração com Facebook e Twitter não estarão presentes, nem o idioma português.

Já a App Store permanece completamente acessível aos brasileiros, porém sem a nova funcionalidade de ditado.

A atualização está disponível via iTunes ou pelo ar, para usuários do iOS 5.