Um dia depois de O Palhaço ter sido confirmado como fora da disputa pelo Oscar 2013, o diretor e protagonista do longa, Selton Mello, publicou uma longa nota falando sobre o tema na página oficial do filme no Facebook. A produção recebeu vários prêmios desde o seu lançamento, no ano passado, entre eles Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante (Moacyr Franco) e Melhor Figurino no Festival de Paulínia.
 
Na nota, Mello exaltou o fato de o longa ter recebido dezenas de honrarias, afirmando que a não-indicação ao principal evento do mundial não deve eclipsar o sucesso de O Palhaço – e aproveitando para citar outros longas que tiveram as expectativas ao prêmio frustradas no mesmo dia. “Sabíamos que seria uma batalha árdua na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro: esta edição teve recorde de inscrições, somando 71 filmes para apenas cinco vagas. Outros filmes muito importantes ficaram de fora da lista, como o potente italiano Cesare deve Morire, dos fabulosos Irmãos Taviani, Pietá, representante da Coréia do Sul e vencedor do prêmio de Melhor Dilme em Veneza, só para citar dois de 62 que não avançaram.
 
O ator ainda lembrou da experiência de divulgação do longa nos EUA, que classificou de “inesquecível” pelo fato de o filme ter causado “grande encantamento por onde passou”. “Apresentamos uma face terna de nosso cinema e isso saltou aos olhos da crítica e do público norte-americano”, afirmou. “Foi uma honra ter representado o Brasil com um filme impregnado de candura e sonho humano.”
 
Leia a nota na íntegra a seguir:

Escrevo estas linhas para quem nos acompanha aqui na página do filme e sempre torce por nossos passos. O Palhaço é um filme iluminado e temos muito orgulho de sua bela trajetória. Por isso, este fato isolado não permite que todo o caminho luminoso do filme seja eclipsado. Fomos longe… e continuamos indo…o caminho é longo e as flores pelo caminho são muitas. Mais de 50 prêmios ao longo de sua carreira, sucesso de público e crítica, portanto trata-se de um trabalho bastante especial para cada membro da equipe que realizou este filme ao meu lado. Sabíamos que seria uma batalha árdua na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro: esta edição teve recorde de inscrições, somando 71 filmes para apenas cinco vagas. Outros filmes muito importantes ficaram de fora da lista, como o potente filme italiano Cesare deve Morire, dos fabulosos Irmãos Taviani, Pietá, representante da Coréia do Sul e vencedor do prêmio de Melhor filme em Veneza, só pra citar 2 de 62 que não avançaram.
A campanha de nosso filme nos EUA foi inesquecível, causou grande encantamento por onde passou, gerou interesse do mercado internacional, abriu portas, em suma, foi uma grande experiência vivida. Apresentamos uma face terna de nosso cinema e isso saltou aos olhos da crítica e do público norte-americano. Fundamental o apoio que tivemos do Ministerio da Cultura, Ancine, Ministerio das Relações Exteriores, Cinema do Brasil/Apex e Embratur. Sou eternamente grato a quem nos apoiou, foi uma honra ter representado o Brasil com um filme impregnado de candura e sonho humano. Obrigado ao mestre Paulo José, à produtora do filme Vania Catani, à toda minha equipe e a todas as pessoas que torceram pela trupe do Esperança.
Obrigado a vocês que acompanham nossa página aqui no Face, sempre enviando ótimas vibrações. Um filme só se completa com o olhar de quem assiste, sendo assim, agradeço a cada um de vocês, co-autores de nosso trabalho. Plantamos delicadeza e recebemos na colheita um alto grau de afetividade. Obrigado a todo o elenco e a toda a equipe, fizemos um filme que pulou da tela e chegou no coração de quem desejou esse contato.A caravana não vai parar, ela segue ainda por muitas outras paisagens, em breve mais novidades por aqui…
 
Aproveito e desejo um fim de ano em paz e um 2013 cheio de coisas boas em seus caminhos!
Seguimos firmes na estrada!
 
Selton Mello