A Seleção Brasileira de Judô, patrocinada pela Infraero, obteve medalhas de bronze nas categorias masculina e feminina do Campeonato Mundial de Judô por Equipes de Salvador (BA), realizado entre os dias 27 e 28/10 na capital baiana.

No domingo (28), a seleção masculina bateu a França, com um placar de 3 a 2, com vitórias de Luiz Revite (66kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Silva (+90kg). A Rússia ficou com a medalha de ouro, enquanto o Japão foi prata. A Geórgia, por sua vez, dividiu o terceiro lugar com o Brasil. Com o resultado, o Brasil obteve a sexta medalha em mundiais por equipe.

O time feminino conquistou a sua primeira medalha de bronze na categoria no sábado (27), sendo que a equipe masculina tem quatro pratas (1998/2007/2010/2011) e dois bronzes (2008/2012). O Brasil fez sua estreia no Mundial por Equipes de Salvador contra a Rússia e foi superado por 3 lutas a 2, com vitórias de Bruno Mendonça (73kg) e Rafael Silva (+90kg).

Pela repescagem, a seleção bateu a Argélia, com 5 a 0 no placar e vitórias de Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Victor Penalber (81kg), Eduardo Bettoni (90kg) e David Moura (+90kg). A conquista do bronze pelo time feminino, por sua vez, foi feita contra a Mongólia, com um placar de 5 a 0, e vitórias de Érika Miranda (52Kg), Ketleyn Quadros (57Kg), Maria Portela (70Kg) e Maria Suelen Altheman (+70Kg).

A seleção masculina medalha de bronze no Mundial por Equipes de Salvador foi formada por Leandro Cunha (66kg), Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Henrique Silva (90kg), Rafael Silva (+90kg) e David Moura (+90kg).

A equipe feminina, por sua vez, teve como participantes Sarah Menezes (52Kg), Érika Miranda (52Kg), Ketleyn Quadros (57Kg), Flávia Gomes (57Kg), Rafaela Silva (63Kg), Katherine Campos (63Kg), Maria Portela (70Kg), Nádia Merli (70Kg), Maria Suelen Altheman (+70Kg) e Rochele Nunes (+70Kg).

A Infraero no Mundial de Salvador

A Infraero, patrocinadora oficial do judô brasileiro desde 2005, preparou uma série de ações para prestigiar o Mundial de Judô na capital da Bahia. Para o evento, a Infraero montou na Cidade do Judô (área anexa à arena da competição para a divulgação geral do esporte) um estande de relacionamento para receber alunos de escolas públicas e particulares, assim como de escolas de judô, para assistir às lutas.

No espaço, foram apresentados os materiais institucionais do apoio da empresa ao esporte e informações sobre o trabalho da estatal com o patrocínio à modalidade e o projeto social Avança Judô, que oferece a jovens de comunidades carentes oportunidades de desenvolvimento esportivo e social por meio da prática do judô. Além disso, foram disponibilizadas atividades interativas como jogo da memória para os visitantes.

Além disso, a Infraero apresentou a nova campanha de divulgação da modalidade, com a criação de uma nova tipologia (desenho de letras do alfabeto) feita com golpes de judô, nomeada “Judotype”. Com a fonte, foram elaborados diversos painéis com palavras de incentivo ao empenho e garra dos atletas do esporte.