Secretário-geral assina acordo para OEA acompanhar eleições no Paraguai
A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma missão de observadores para acompanhar as eleições presidenciais no Paraguai, em 21 de abril de 2013. O acordo para o envio da missão foi assinado, em Washington, nos Estados Unidos, pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, Oscar Arias, ex-presidente da Costa Rica, e o embaixador Martin […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma missão de observadores para acompanhar as eleições presidenciais no Paraguai, em 21 de abril de 2013. O acordo para o envio da missão foi assinado, em Washington, nos Estados Unidos, pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, Oscar Arias, ex-presidente da Costa Rica, e o embaixador Martin Sannemann, que representa o Paraguai na organização.
O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) há cinco meses, desde a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em 22 de junho. Para as autoridades da região, o processo de impeachment a que Lugo foi submetido rompeu com a ordem democrática no Paraguai.
A missão da OEA tem garantias de autonomia e liberdade para observar o processo eleitoral, visitando os locais de votação, usando veículos próprios e assegurando à inviolabilidade dos documentos. Pelo acordo, os observadores devem ter salvaguardado o direito à independência de suas atividades.
No próximo dia 2, Oscar Arias visitará o Paraguai para reuniões com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades do Judiciário e Legislativo. Segundo o representante do Paraguai na OEA, o acordo firmado com a OEA reflete a vontade do governo para “alcançar a total “transparência” no processo eleitoral.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.