Com o registro de cinco fotógrafos, o objetivo é sensibilizar a população para a preservação das espécies

Há 13 anos, Campo Grande passou a conviver com uma nova espécie de habitantes. Devido a desmatamentos e um grande período de seca, a cidade se encheu de araras, que migraram para fugir das péssimas condições de vida. As grandes áreas verdes da cidade com árvores frutíferas serviram de refúgio para as aves.

De 3 a 18 de maio, o Sebrae receberá a exposição Aves da Nossa Terra, realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. O evento reunirá fotografias das aves que convivem tão harmoniosamente na cidade e que sofrem grandes riscos de extinção.

As imagens mostrarão as principais espécies do Estado: a arara azul, a vermelha e a canindé, além de outras aves do Pantanal, como o tucano e o tuiuiú, pelas lentes dos profissionais Denílson Secreta, Marcelo Erick, Mark e Marie Stafford e Alexandre Costa Marques.

Além das imagens, a exposição contará com textos da bióloga Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul, que contam a história da espécie e a importância de sua preservação.

Com o crescimento urbano, as araras têm enfrentado dificuldades para construir seus ninhos. Sem ter lugares seguros, acabam construindo nas beiras de estradas, onde correm riscos de atropelamento. O diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal, Wantuyr Tartari, destacou a importância do evento para a preservação das aves.

“O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a preservação das espécies, despertando o desejo de criar e manter áreas verdes onde as aves possam se alimentar e reproduzir, desenvolvendo assim o senso de preservação na população”, diz.