Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, A Secretariade Saúde de Dourados realiza neste sábado uma campanha de prevenção à doença. Oevento será na Praça Antônio João das 8h às 17h. Na praça serão entreguesfolhetos educativos enquanto na sede do DST/Aids e Hepatites Virais, na Rua dosMissionários, 420, Jardim Caramuru, serão feitas coletas de sangue para testesrápidos.

Na segunda-feira (dia 30) os profissionais de salões debeleza de Dourados serão orientados sobre práticas seguras de prevenção àshepatites virais.

As palestras e oficinas serão realizadas na  sala de reuniões e eventos do ProgramaMunicipal de DST/Aids e Hepatites Virais. A programação visa cumprir metasestabelecida no PAM (Plano de Ações e Metas), bem como o calendário doDepartamento de Vigilância em Saúde, com a finalidade de atender as diretrizesvoltadas à Política de Saúde em torno das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

O objetivo é prevenir tanto o profissional quanto seusclientes, em relação a doenças. As Hepatites são doenças graves que atacam ofígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. E nem sempre apresentamsintomas. Sem saber, as pessoas podem ser portadoras do vírus B e C. Por isso éimportante adotar medidas de promoção e prevenção da saúde em salões de beleza.

Programação

A programação das palestras e oficinas voltadas aos salõesde beleza vai das 8h às 11h e 13h30 às 17h. Haverá palestra do médico BrunoHenrique Cardoso, sobre o conhecimento das hepatites virais.

A enfermeira Patrícia Rossales Piassarollo vai falar sobre biossegurança– o que as pessoas devem fazer para não se contaminar e nem transmitir ashepatites.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Dourados, VilliSchutz,  também será um dos palestrantes.Ele fala sobre a Vigilância Sanitária e os salões de beleza.

A coordenadora do Núcleo de Imunização, Carla CristinaRibeiro da Silva, faz palestra sobre a importância da vacina contra hepatites.No final desta palestra será disponibilizada a vacina contra a hepatite B paraos participantes que não sejam vacinados. Também está programada dinâmica degrupo com a psicóloga Maria Tereza Romera Minelli.