A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) informa a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar riscos de contaminação pelo vírus Influenza A (Gripe A) e Influenza H1N1. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, é importante que a população mantenha os cuidados referentes à higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, após o usar banheiro, antes de refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Para pacientes que apresentem sintomas da gripe, é necessário evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), evitar o contato com outras pessoas suscetíveis à doença, caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas. Evitar aglomerações em ambientes fechados, mantendo o ambiente devidamente ventilado, além das recomendações como repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

É importante que as pessoas que não foram imunizadas durante a Campanha Nacional de Prevenção à Gripe, realizada entre os dias 5 de maio e 1º de junho deste ano, procurem os postos de saúde de seus municípios para se vacinar o quanto antes. A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

Em caso de sintomas, a SES informa que o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde para que os cuidados médicos iniciais sejam feitos através equipes especializadas para o tratamento precoce da doença.