Emprestado até o final deste mês pelo Benfica (), o atacante Alan Kardec tem o seu futuro indefinido no Santos. O clube brasileiro tem tentado convencer os encarnados a prorrogarem temporariamente a cessão do centroavante ao Peixe, visando até mesmo uma eventual passagem para a final da da América, marcada para o dia 4 de julho. Mas, até o momento, os portugueses não responderam ao pedido santista.

“Sobre o Kardec, nós ainda não obtivemos uma resposta do Benfica. O nosso primeiro objetivo é a prorrogação do empréstimo, por causa das datas das finais da Libertadores. Estamos fazendo todo o esforço possível por isso, mas não estamos entendendo o silêncio do Benfica. Benfica. Estamos no aguardo de um posicionamento deles”, disse o vice-presidente alvinegro, Odílio Rodrigues

Indagado se acreditava nos rumores que circulam na imprensa portuguesa, de que o time lisboeta estaria complicando as negociações por Alan Kardec, como uma espécie de revide ao Santos pela venda do lateral Danilo ao Porto – o Benfica chegou a dar a transferência do ala como praticamente certa –, o dirigente do Peixe acha essa hipótese pouco provável.

“Eu também escutei essa conversa, mas o Benfica é um grande clube do futebol mundial, assim como o Santos também é. O Benfica é uma grande instituição, dirigida por pessoas sérias, e seria uma decepção muito grande se isso fosse realmente verdade”, comentou.

A reportagem da Gazeta Esportiva.Net apurou que os encarnados ainda não responderam sobre a prorrogação do empréstimo do centroavante, pois não pretendem cedê-lo novamente neste formato a equipe santista. O Benfica só aceita vender o jogador por 6 milhões de euros, ou então, Alan Kardec irá retornar a Lisboa e, provavelmente, será aproveitado pelo técnico Jorge Jesus na próxima temporada do futebol europeu.

Mesmo assim, Odílio confia que o clube português pode mudar de ideia e atender ao desejo da cúpula alvinegra. “Eles ainda não nos responderam (sobre o empréstimo), porém, nós esperamos que eles entendam que isso só valorizaria ainda mais o produto, já que o Alan é atleta do Benfica. Disputar uma decisão de Libertadores seria uma grande vitrine”, encerrou.

Para chegar à final da Copa Libertadores, o Santos precisa derrotar o Corinthians, na próxima quarta-feira, no Pacaembu. O Peixe, que perdeu o primeiro jogo para o rival, se classifica direto para a decisão caso vença por um gol de diferença, desde que balance as redes adversárias por duas ou mais vezes ( 2 a 1, 3 a 2, 4 a 3, etc), ou ganhe por dois gols de diferença. Vitória santista por 1 a 0 leva a definição da vaga para as cobranças de pênaltis.