Santorum vence no Sul e se firma como líder conservador nos EUA
O pré-candidato republicano Rick Santorum venceu na terça-feira duas importantes eleições primárias no Sul dos Estados Unidos -Mississippi e Alabama-, impondo um duro golpe ao seu rival Newt Gingrich, cuja pré-candidatura agora fica por um fio. “Conseguimos de novo”, disse Santorum a simpatizantes num comício de vitória em Lafayette, na Louisiana, o próximo Estado sulista […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O pré-candidato republicano Rick Santorum venceu na terça-feira duas importantes eleições primárias no Sul dos Estados Unidos -Mississippi e Alabama-, impondo um duro golpe ao seu rival Newt Gingrich, cuja pré-candidatura agora fica por um fio.
“Conseguimos de novo”, disse Santorum a simpatizantes num comício de vitória em Lafayette, na Louisiana, o próximo Estado sulista a fazer eleição primária, em 24 de março.
“Vamos competir em todos os lugares”, disse o conservador Santorum, ex-senador da Pensilvânia. “Agora é a hora de os conservadores se unirem. Se nomearmos um conservador vamos derrotar Barack Obama.”
Mas o pré-candidato Mitt Romney, um moderado, ainda é o favorito em âmbito nacional para receber a indicação do Partido Republicano para enfrentar o democrata Barack Obama na eleição geral de novembro. Romney venceu o caucus (assembleia eleitoral) do Havaí e de Samoa Americana.
Mas as disputas mais importantes da terça-feira eram no “Sul profundo” do país, um reduto republicano nas eleições gerais. Por isso as primárias de Mississippi e Alabama foram cenários de um duelo entre Santorum e Gingrich pela supremacia conservadora.
A pressão sobre Gingrich para que ele desista e apoie Santorum deve agora aumentar, mas ele reiterou sua promessa de levar a campanha até o dia da convenção partidária.
Nos dois Estados sulistas, as pesquisas indicavam empate técnico entre os três pré-candidatos. Com quase todos os votos apurados, os resultados do Mississippi indicavam Santorum com 33 por cento, Gingrich com 31 e Romney com 30. No Alabama, Santorum tinha 35 por cento; Gingrich estava ligeiramente à frente de Romney, mas ambos somavam 29 por cento.
Como a distribuição de delegados nesses Estados é proporcional à votação, Romney manteve sua ampla vantagem no total acumulado até agora, mas os resultados foram ruins para o ex-governador de Massachusetts, que não consegue provar sua capacidade de aglutinar o núcleo conservador do partido.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Natureza sul-mato-grossense: Arara-Azul e Tuiuiú podem se tornar símbolo do Estado e do Pantanal
Projetos de Lei que instituem as aves como símbolos da natureza sul-mato-grossense estão em tramitação na Alems
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.