A Google anunciou nesta quinta-feira, (5), que grandes nomes do mercado de TV, como Samsung e LG lançarão aparelhos que rodam sua plataformaGoogle TV, com os novos modelos sendo apresentados durante a CES 2012 (Consumer Electronics Show) na próxima semana em Las Vegas, EUA.
Até o momento, a gigante de buscas fracassou em tentar impressionar a indústria com a plataforma de TV na Internet, que lançou em 2010. A interface pareceu muito confusa para os usuários padrão, e a Google sofreu com alguns obstáculos, uma vez que a fornecedora principal, a Logitech, encerrou seu suporte após perder mais de 100 milhões de dólares, e as grandes redes dos EUA bloquearam o streaming de vídeo a partir dos seus sites.
Mas, com os aparelhos de TV agora sendo vistos como a última fronteira para o conteúdo da Internet, após os computadores, telefones e tablets, a Google tem melhorado sua plataforma, que tem como base o Android. A Google TV recebeu uma grande revisão de software em outubro, e a companhia continua a comercializá-la junto a fabricantes de hardware e componentes.
Na quinta, a Google também afirmou que a fabricante de semicondutores MediaTek, de Taiwan criaria chips para os aparelhos com Google TV, se juntando à Marvell, e permitindo que mais produtos do tipo cheguem ao mercado. A novidade pode suavizar um golpe da perda da Intel, que optou por sair do mercado de TVs em outubro.
A Samsung e a LG vão se juntar à Sony ao lançar televisores que rodam a Google TV. Isso significa que as três maiores fabricantes de TV do mundo, de acordo com números da DisplaySearch do final de 2011, agora suportam a plataforma. A fabricante norte-americana Vizio também está lançando uma linha com suporte para o serviço.
O “empurrãozinho” da Google acontece à medida que diversos rumores dão conta de que a rival Apple trabalha na sua própria plataforma de TV, que pode chegar como uma completa revisão da sua existente Apple TV ou como um produto completamente novo.
Uma guerra separada está se formando na corrida para atrair conteúdo de TV, com serviços de streaming online como Netflix, Amazon e Hulu competindo para assegurar a programação popular. A Google, por meio do seu YouTube, tenta adicionar conteúdo de maior qualidade ao conjunto de vídeos de usuários que tornaram o site popular. A Googlte TV também vai rodar aplicativos na tela das TVs, e a companhia afirmou agora que possui mais de 150 softwares.
A LG, a Sony e a Vizio devem todas demonstrar seus aparelhos Google TV na CES 2012, na próxima semana.