O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, apresentou Jerusalém como a “capital de Israel”, durante um discurso neste domingo. “Estou muito emocionado de estar em Jerusalém, a capital de Israel”, afirmou Romney em seu discurso proferido em frente à Fundação Jerusalém e do prefeito israelense da cidade, Nir Barkat.

Os não reconhecem oficialmente Jerusalém como capital de Israel. Sua embaixada, como as de praticamente todos os paí representados em Israel, está em Tel Aviv. Periodicamente, os americanos levantam a possibilidade de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.

Em 2008, Barack Obama, o atual presidente, na época candidato presidencial, também durante uma visita a Israel, chamou Jerusalém de “capital”. “Eu não mudei minha posição. Continuo a dizer que Jerusalém é a capital de Israel. Já disse isso antes e repito. Mas também disse que esta é uma questão que está relacionada com o estatuto final” do acordo de paz israelense-palestino, declarou Obama na época.

Israel conquistou Jerusalém Oriental durante a guerra de junho de 1967, antes de anexar esta parte da cidade e construir uma dúzia de bairros de assentamentos, onde vivem mais de 200 mil israelenses.

Os palestinos querem, por sua vez, fazer de Jerusalém Oriental a capital do Estado que aspiram. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no entanto, rejeita qualquer “divisão” da cidade e diz que Jerusalém continuará a ser a “capital reunificada” de Israel. Romney se reuniu neste domingo com Netanyahu e o presidente Shimon Peres.