Mitt Romney, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, brincou nesta sexta-feira sobre sua certidão de nascimento, recordando a polêmica sobre a cidade natal do presidente Barack Obama.

Durante um comício em Commerce, no Michigan, Romney lembrou que tanto ele quanto sua mulher nasceram “neste estado” e “jamais alguém pediu para ver minha certidão de nascimento”. “Todos sabem que nasci e cresci aqui”.

A brincadeira de Romney provocou risos e aplausos entre as cerca de 10 mil pessoas que estavam no comício, e também a reação imediata da equipe de campanha democrata.

“Desde o início de sua campanha, o (ex) governador Romney tem preferido apoiar as vozes mais dissonantes de seu partido no lugar de dissipá-las”, afirmou o porta-voz da equipe democrata, Ben LaBolt. As palavras do candidato republicano “deveriam provocar reflexão em todos os eleitores racionais”.

Romney esclareceu mais tarde que “não foi um ataque” a Obama, mas apenas “um pouco de humor”. “Tenho dito ao longo da campanha que não há qualquer dúvida sobre o local onde ele (Obama) nasceu. Ele nasceu nos Estados Unidos”.

Em 2007, Obama exibiu sua certidão de nascimento de Honolulu (Havaí) para calar alguns conservadores que puseram em dúvida sua nacionalidade americana.