Robô é a atração do 2º dia da Olímpiada do Senai na Expo-MS Industrial

O robô, batizado de “Robotino”, foi a grande atração do 2º dia de competição da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que está sendo realizada durante a Expo-MS Industrial 2012 no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). Fabricada pela empresa Festo e recentemente adquirida pela FatecSenai Campo Grande, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O robô, batizado de “Robotino”, foi a grande atração do 2º dia de competição da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que está sendo realizada durante a Expo-MS Industrial 2012 no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). Fabricada pela empresa Festo e recentemente adquirida pela FatecSenai Campo Grande, a máquina faz parte da modalidade de robótica móvel e que, por meio de censores, tem de identificar obstáculos para evitá-los.
 
Ao todo são 20 competidores da educação profissional das unidades do Senai participando da Olimpíada do Conhecimento, que definirá 12 competidores que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional de 12 a 18 de novembro em São Paulo (SP). Neste ano, o torneio de educação profissional reúne competidores das unidades de Campo Grande (12 jovens), Corumbá (4 jovens), Dourados (2 jovens) e Três Lagoas (2 jovens) até sexta-feira (25/05), quando serão conhecidos os campeões.
 
Os candidatos das quatro unidades do Senai competem em 10 modalidades: solução em software (TI), segurança do trabalho, CAD, robótica móvel, confecção de roupas, mecânica de usinagem, tornearia, aplicação de revestimento cerâmico, construção em alvenaria e eletricidade predial. De acordo com o delegado-técnico da Olimpíada do Conhecimento do Senai, Luiz Guilherme Gonçalves da Silva, os alunos estão empenhados para mais um dia de competição.
 
“O que tem nos chamado muito a atenção é o espírito de competição de todos, além do esforço e empenho. O público tem participado ativamente, fazendo perguntas e procurando saber do que se trata a olimpíada”, explicou Luiz da Silva. O aluno do curso de torneiro mecânico da FatecSenai Campo Grande, Renan Teixeira, 20 anos, a iniciativa é uma forma de mostrar a si mesmo o progresso durante o curso.
 
“Trabalho com isso desde os 13 anos em um negócio familiar e sempre procurei me dedicar a esta área, pois é algo muito prazeroso para mim”, disse Renan Teixeira. Para a concluinte do curso de técnico em vestuário da FatecSenai Campo Grande, Gabriela Sarath, 21 anos, a competição é uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho. “Os melhores vão garantir uma vaga na etapa nacional e eu quero estar lá representando meu Estado”, garantiu.
 
Serviço – Mais informações sobre a Expo-MS Industrial 2012 podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.expoms2012.fiems.org.br

Conteúdos relacionados