O iTunes, da Apple, foi obrigado a parar de vender o disco “Louco por Você”, de , após ter sido notificado pelo Rei da música brasileira.
Lançado em 1961, “Louco por Você” é o primeiro disco de Roberto Carlos, e o cantor nunca autorizou sua reedição. O álbum, por isso, tornou-se um dos mais raros no mercado brasileiro – uma unidade pode alcançar mais de R$ 3.000.
Produzido por Carlos Imperial, “Louco Por Você” mostra Roberto Carlos em uma fase pré-jovem guarda, com muita influência de bolero e bossa nova. O Rei nunca explicitou os motivos pelos quais proíbe sua reedição.
Segundo uma fonte ouvida pelo iG e que pediu para não ser identificada, houve provavelmente uma confusão entre a gravadora Sony (detentora dos direitos do disco) e o iTunes.
Em dezembro, Roberto Carlos assinou uma autorização para que seus discos fossem vendidos pela loja da Apple.
A Sony desenhou uma estratégia na qual focaria os relançamentos no iTunes a partir do período em que os discos saíram originalmente. Primeiro, seriam comercializados os álbuns da década de 1960, depois os da década de 1970 e assim por diante.
Em dezembro, o iTunes colocou à venda discos de Roberto Carlos da década de 1960. Mas incluiu no pacote “Louco Por Você” – a Sony teria pedido para que ficasse de fora.
Ao tomar conhecimento do fato, no início de janeiro, o estafe do cantor notificou a loja e pediu a retirada do disco. O iTunes parou então de comercializar “Louco por Você”.
O restante do catálogo de Roberto Carlos continuará sendo vendido pelo iTunes. Em março, a loja relançará os discos do cantor da década de 1970.