Rivais pelo título, Atlético-MG e Grêmio se encaram em Minas Gerais

Caminhando para a reta final, o Campeonato Brasileiro já indicou quem são os principais concorrentes ao título. Além do Fluminense, Atlético-MG e Grêmio brigam para levantar a taça, e mineiros e gaúchos vão travar neste domingo, o jogo mais importante da 26ª rodada da competição nacional. O confronto que tem vários ingredientes especiais está marcado […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Caminhando para a reta final, o Campeonato Brasileiro já indicou quem são os principais concorrentes ao título. Além do Fluminense, Atlético-MG e Grêmio brigam para levantar a taça, e mineiros e gaúchos vão travar neste domingo, o jogo mais importante da 26ª rodada da competição nacional. O confronto que tem vários ingredientes especiais está marcado para as 18h30 (de Brasília), no estádio Independência.

O ex-gremistas Victor e o ex-atleticano Werley vão enfrentar os clubes que lhe deram projeção no futebol nacional pela primeira vez. Além dos dois jogadores, o craque Ronaldinho Gaúcho, que tem história no Tricolor, terá mais uma chance brilhar em cima do Grêmio. O atleta lembra que no jogo do primeiro turno foi vaiado durante todo o tempo no estádio Olímpico, e que agora chegou o momento de dar o troco dentro de campo.

Ronaldinho afirma que não esqueceu o jogo em Porto Alegre, e garantiu que aquelas vaias serviram de motivação para a vitória do Galo. “Agora é que entra esse ingrediente, lembrar de tudo o que aconteceu (no Olímpico) e por isso nós vamos com tudo para conquistar essa vitória. Sabemos que precisamos muito do apoio do torcedor porque é um dos jogos mais difíceis do campeonato. Mas agora tudo serve como motivação. Precisamos muito do torcedor”, declarou.

O Atlético-MG é dono da melhor taxa de ocupação do estádio na atual edição do Brasileiro, e neste domingo, não será diferente, já que praticamente todos os ingressos foram vendidos. Se vencer o Galo pode ser líder ou pelo menos manter a segunda colocação, já um revés, significa perder a posição justamente para os gremistas.

Atuando em Minas Gerais, os atleticanos levam ampla vantagem no histórico dos confrontos. Em 22 jogos, são 12 triunfos alvinegros, contra seis gremistas. Porém, o equilíbrio quando o assunto é o retrospecto geral é visível entre os adversários deste domingo. Foram 41 partidas, com 15 vitórias do Galo e 14 do Grêmio, com mais 12 empates.

Para enfrentar o Grêmio, o técnico Cuca terá três desfalques importantes. Os laterais Marcos Rocha e Júnior César e o zagueiro Rafael Marques receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora do confronto ante os gaúchos. Léo Silva volta a defesa do Galo e Serginho e Richarlyson são os favoritos para ficarem com as vagas nas laterais.

O Grêmio se preparou com extremo cuidado para a partida deste domingo, tanto no aspecto físico como no técnico e no psicológico. Logo após o empate em 1 a 1 com o Flamengo, o elenco rumou para um retiro em Atibaia, onde passou os últimos dias concentrado. A semana inteira apenas para trabalho, sem confronto na quarta ou quinta-feira, foi muito comemorada e aproveitada.

Tão logo se encerrou o jogo com o Fla, o técnico Vanderlei Luxemburgo tratou de tirar a pressão dos ombros de seus atletas. “Se não ganharmos o jogo com o Galo, a competição não acabará para nós. Ainda tem muita coisa para acontecer. Depois de domingo ainda vão faltar 12 rodadas. Lá embaixo o pessoal está reagindo. O Fluminense perdeu para o Atlético-GO, último colocado. Agora, cada jogo é decisão para todo mundo. Vamos jogar com o Atlético-MG buscando o resultado como em qualquer jogo que tivemos até agora fora de casa. Tem muito confronto ainda pela frente”, ponderou o treinador.

Além poder se preparar melhor, o retiro em Atibaia teve como objetivo isolar o elenco do ambiente político agitado que vive o clube, que escolherá seu novo presidente em breve. Além de trabalhos táticos e muito descanso, os atletas puderam realizar treinos físicos, raridade para uma equipe que, desde o início de julho, não teve descanso algum, jogando sempre às quartas e domingos.

Luxemburgo contará com força máxima para a partida contra o Atlético-MG. O único titular que não atuou contra o Flamengo, o volante Fernando, está de volta à equipe. Mesmo convocado para a integrar a seleção brasileira no Superclássico das Américas, na última quarta, contra a Argentina, o centromédio entrará descansado em campo, já que ficou no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X GRÊMIO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 23 de setembro de 2012 (domingo)

Horário: 18h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)

Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)

ATLÉTICO-MG: Victor; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho e Ronaldinho; Bernard e Guilherme (Leonardo)

Técnico: Cuca

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Conteúdos relacionados