Rick Santorum desiste de campanha por indicação republicana

O pré-candidato republicano Rick Santorum anunciou nesta terça-feira sua retirada da campanha para a presidência dos Estados Unidos, deixando o caminho livre para Mitt Romney vencer a indicação do partido. A desistência de Santorum, um católico fervoroso que conseguiu reacender, sob o ponto de vista conservador, o debate sobre questões morais e religiosas, abre agora […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O pré-candidato republicano Rick Santorum anunciou nesta terça-feira sua retirada da campanha para a presidência dos Estados Unidos, deixando o caminho livre para Mitt Romney vencer a indicação do partido.

A desistência de Santorum, um católico fervoroso que conseguiu reacender, sob o ponto de vista conservador, o debate sobre questões morais e religiosas, abre agora espaço para agenda econômica de Romney.

Se for aclamado na convenção republicana de agosto, Mitt Romney disputará as eleições com o atual presidente Barack Obama, em novembro. Em um discurso na Pensilvânia, seu Estado, Santorum disse que, “se esta campanha presidencial se encerra, nossa luta continua”. “Vamos tomar a Casa Branca de Obama”, afirmou.

As primárias republicanas devem acontecer no fim deste mês, na Pensilvânia. As pesquisas mostravam uma disputa acirrada entre Santorum e Romney no Estado. Santorum foi o único candidato que, por alguns meses dentro do calendário das primárias, conseguiu criar alguma oposição para a campanha de Romney.

No entanto, até agora, a sua contagem de delegados obtidos nas primárias – cerca de 275, segundo as projeções – estava muito aquém dos 1.144 mil necessários para vencer a indicação. As pesquisas dão mais de 650 delegados para Romney. Newt Gingrich, o terceiro colocado – também sob pressão para desistir – tem cerca de 130, enquanto Ron Paul tem cerca de 70.

Conteúdos relacionados