Remédio para crescimento falta novamente na Casa de Saúde

O pai lembra que o filho está na fase que deveria ganhar mais altura e com a interrupção do medicamento o jovem não deve alcançar a altura esperada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O pai lembra que o filho está na fase que deveria ganhar mais altura e com a interrupção do medicamento o jovem não deve alcançar a altura esperada

Mais uma vez, os 380 pacientes da Casa de Saúde que fazem uso do medicamento somatropina – utilizado no tratamento de déficit de crescimento – estão sem a medicação.

O pai de um jovem de 16 anos que usa o medicamento reclama: toda vez é isso, chega o remédio e acaba. Já nem sei quantas vezes meu filho teve o tratamento interrompido. “Será que ele vai conseguir o efeito esperado desse jeito?”, pergunta.

Preocupado, o pai lembra que o filho está na fase que deveria ganhar mais altura e com a interrupção constante do medicamento ele não acredita que vai alcançar a altura esperada.

O medicamento não é vendido em farmácia regular, desta forma, os pacientes só podem recorrer à Casa de Saúde, órgão do Governo do Estado, para obter o remédio.

Governo

A assessoria de imprensa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul informou que a medicação foi adquirida do Laboratório Merck, como compra emergencial, deve chegar no dia 30 de março.

De acordo com assessoria, o remédio está em falta, novamente, porque o Laboratório Aspen, que ganhou a licitação, está com problemas na liberação da Guia de Importação junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O problema, segundo a assessoria, vem desde dezembro, e por isso o atraso novamente na entrega do medicamento por parte da empresa, e por conseqüência a falta na Casa de Saúde.

A assessoria informou que cada atraso da empresa gera multa e que estas são publicadas em diário oficial. No entanto, não soube informar se as reincidências cancelam a licitação dando abertura para uma nova.

Dentre os laboratórios que trabalham com a Somatropina no país estão: Bergamo (Hormotrop), Sandoz (Omnitrope), Merck (Saizen), Nordisk (Norditropin) e Pfizer (Genotropin). A reportagem entrou em contato com o departamento de vendas de todos os laboratórios que confirmaram ter a medicação em estoque.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados