Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis
As relações políticas, econômicas, comerciais e diplomáticas entre Brasil e Espanha não serão afetadas devido às exigências de entrada para espanhóis em território brasileiro, segundo a diretora do Departamento de Comunidades Brasileiras do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes da Silva. “A nossa relação com a Espanha vai além da questão migratória. Há um excelente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As relações políticas, econômicas, comerciais e diplomáticas entre Brasil e Espanha não serão afetadas devido às exigências de entrada para espanhóis em território brasileiro, segundo a diretora do Departamento de Comunidades Brasileiras do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes da Silva.
“A nossa relação com a Espanha vai além da questão migratória. Há um excelente relacionamento entre ambos os países em níveis comercial, econômico e cultural, por exemplo”, disse à EBC Luiza Lopes. “Isso não contamina a agenda bilateral [do Brasil com a Espanha].
Não prejudicará nem interferirá nas relações entre os dois países.” A diplomata reiterou que a lista de exigências do governo brasileiro para os espanhóis, que passa a valer a partir de hoje (2), faz parte do chamado princípio diplomático da reciprocidade. A decisão foi tomada em decorrência das inúmeras queixas de brasileiros que reclamam de humilhações e discriminação na Espanha quando tentar ingressar no país.
O Ministério das Relações Exteriores informou que as negociações com a Espanha na tentativa de mudar as exigências feitas aos brasileiros ocorrem há quatro anos, sem sucesso. Em 2007, 3.013 brasileiros foram impedidos de entrarem na Espanha; em 2011 esse número caiu para 1.402.
Apesar da redução, os brasileiros mantiveram as queixas de maus tratos dados pelos espanhóis nos aeroportos do país. A lista de exigências definida pelo governo brasileiro para os espanhóis inclui a apresentação de passaporte válido por no mínimo seis meses, passagem de volta com data marcada e a comprovação que dispões de, no mínimo, R$ 170 por dia para despesas.
O espanhol que se hospedar em hotel deverá apresentar o documento de reserva e aquele que for ficar em casa de amigos ou parentes precisará apresentar uma carta-convite – contendo a assinatura do residente autenticada em cartório brasileiro, prazo de estada do turista espanhol, vínculo existente entre eles, acompanhada pelo comprovante de residência.
O turista espanhol que quiser comprovar estada em um imóvel de sua propriedade no Brasil deverá apresentar cópia da escritura ou do registro do imóvel em seu nome. Apesar de o rigor ter sido intensificado a partir de hoje o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, teve um dia tranquilo, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Porém, no Brasil nem todos são favoráveis às medidas de reciprocidade. A aposentada brasileira Magali Castro, que estava no Aeroporto Internacional de Guarulhos esperando o desembarque de um conhecido na ala internacional do aeroporto, disse ser contra à iniciativa.
Segundo ela, o Brasil deve é reavaliar a política para o ingresso de estrangeiros no país. “Como retaliação, não [acho correto]. Não é correto [adotar esse procedimento] especificamente com esse ou aquele país. Tem que ser uma política anterior do país”, disse ela.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: festa de rodeio termina com socos e puxões de cabelo em Bataguassu
Ainda não se sabe o que motivou as agressões
Música, gastronomia e moda sustentável: bairro Amambaí celebra 103 anos com feira livre
Feira acontece até às 22h com apresentações gratuitas
Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
Empresário foi uma das atrações do segundo dia do Know How Experience e foi ovacionado diversas vezes durante sua palestra, neste sábado (7)
Atenção, concurseiros: inscrições para concurso da UFGD são prorrogadas até janeiro
Há vagas para ensino médio e superior com salários de até R$ 5,5 mil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.